Contra 'rolezinhos'

Justiça proíbe menores de 16 anos em shopping no interior

Por rolezinhos, menores de 16 anos são proibidos de entrar em shopping em São José do Rio Preto

acessibilidade:

O juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e da Juventude de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, proibiu a entrada de menores de 16 anos desacompanhados dos pais ou responsáveis no Plaza Avenida Shopping, um dos principais centros de compras da cidade. A medida vale para as sextas-feiras e sábados, a partir das 18 horas. Em caso de descumprimento, os responsáveis pelos menores podem presos por desobediência ou multados em até 20 salários mínimos.

A decisão, dada na última sexta-feira, 24, atendeu a um pedido de liminar feito pelo shopping como forma de impedir a ocorrência de 'rolezinhos' – encontros simultâneos de jovens e adolescentes, geralmente convocados pelas redes sociais. A administração do shopping informou que, nos dois últimos anos, a segurança registrou "comportamentos inadequados" de grande quantidade de menores que comparecem ao local nas sextas e sábados desacompanhados dos pais. A medida, segundo o shopping, foi tomada como forma de zelar pela segurança dos frequentadores.

Em março deste ano, a Justiça de Ribeirão Preto já havia proibido o ingresso de menores de 15 anos desacompanhados nos shoppings Ribeirão Shopping e Santa Úrsula, em qualquer horário, nas sextas-feiras, sábados e domingos. O acesso de adolescentes entre 15 e 18 anos foi permitido com a apresentação de documento. Conforme despacho do juiz Paulo César Gentile, qualquer jovem que cause tumulto, desassossego, perturbação ou risco aos demais frequentadores deverá ser removido do local e entregue à autoridade policial.

No mês anterior, uma liminar impediu a entrada de menores de 18 anos desacompanhados no Franca Shopping, da cidade de Franca. A medida continua em vigor e vale somente para as sextas-feiras. Em janeiro deste ano, o shopping sofreu depredação durante um 'rolezinho'.

Comuns em 2013 e 2014, os 'rolezinhos' deixaram de ocorrer com a mesma frequência este ano. Alguns shoppings, como o Patio Cianê, de Sorocaba, que haviam conseguido liminares com prazo determinado no ano passado, deixaram de renovar o pedido, voltando a permitir o acesso de menores. (AE)

Reportar Erro