Operação contra motim

Justiça interdita sedes de associação de PMs por incentivar motim na Bahia

Movimento grevista liderado pelo deputado estadual Marco Prisco (PSC) é alvo de operação

acessibilidade:

O Ministério Público da Bahia (MPBA) deflagrou operação nesta quarta-feira (16) com o objetivo de cumprir a determinação judicial de interdição e de cumprimento de mandados de busca e apreensão contra todas as sedes da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares e seus Familiares (Aspra), em Salvador (BA) e no interior do estado. Sob a liderança do deputado estadual Marco Prisco (PSC-BA), a Aspra vem incitando as categorias a deflagrar greve, que viola a Constituição e é classificada como crime de motim pela legislação.

A decisão da Justiça da Bahia atende ao pedido formulado pelo MPBA, que sustentou que a entidade tem realizado assembleias incitando movimento paredista da classe dos policiais, afrontando o artigo 142 da Constituição Federal, e causando grave risco à segurança pública e à coletividade.

A operação, que já apreendeu munições, um carro e cerca de R$ 8 mil, acontece em Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Além da interdição e da busca e apreensão de documentos, computadores e dinheiro, também foi determinado o bloqueio das contas da entidade. Vinte promotores de Justiça participam da ação.

Embate partidário

Na semana passada, o governador Rui Costa (PT) reclamou de “manipulação partidária” da categoria e disparou, sem citar nomes: “O estado não ficará de joelhos para um marginal”.

E o líder do movimento, deputado Prisco, criticou o governador petista por ter sido sindicalista e não dialogar com a categoria em relação ao plano de carreira, reajuste de gratificações e melhorias no Planserv, plano de saúde dos servidores do estado.

O movimento vem realizado protestos, ironizando negativas do governo da Bahia e da imprensa sobre a paralisação. Na segunda-feira (14), policiais militares e bombeiros protestaram diante da TV Subaé, filiada à Globo em Feira de Santana (BA).

E o deputado Prisco, que preside a Aspra, publicou em suas redes sociais o vídeo da mobilização, denunciando que estariam mentindo sobre o movimento aos baianos. (Com informações do MPBA)

Veja:

Policiais de Feira de Santana , Bahia , a Greve continua firme e forte, até quando vão mentir para o povo da Bahia .

Posted by Marco Prisco Machado on Monday, October 14, 2019

 

Reportar Erro