Com máscaras e sem aglomerar

Justiça força candidatos a cancelar caminhadas, ao exigir fim de aglomerações em Maceió

Portaria de juiz eleitoral prevê uso de força policial contra desrespeito a medidas contra covid-19

acessibilidade:
Atos de campanha dos candidatos a prefeito de Maceió, Davi Davino (PP), Alfredo Gaspar (MDB) e JHC (PSB). Fotos: Redes Sociais

Um dia depois de a Justiça Eleitoral se valer da legislação e de decretos sanitários para frear o desrespeito a medidas de prevenção à proliferação da covid-19 em atos de campanha em Maceió, os candidatos a prefeito da capital alagoana, Davi Davino Filho (PP) e Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), anunciaram nesta quarta-feira (7) o cancelamento de todas as caminhadas de suas candidaturas. E João Henrique Caldas, o “JHC” (PSB) disse que inicia nova fase de contato com eleitores.

Menos de 24h depois de contar com a presença do governador de Alagoas Renan Filho (MDB) em caminhada que aglomerou apoiadores na Chã da Jaqueira, Alfredo Gaspar publicou vídeo nas redes sociais, anunciando que passará a fazer apenas reuniões em espaços abertos, arejados, e com a distância segura entre as pessoas.

No pronunciamento, o candidato que já chefiou o Ministério Público de Alagoas não citou as exigências da portaria nº 01/2020, emitida pelo juiz eleitoral Josemir Pereira de Souza, da 54ª Zona Eleitoral. E atribuiu a decisão ao fato de as eleições acontecerem em meio a uma pandemia, não ao risco de ter interrompido de imediato, por autoridade policial, qualquer ato de campanha que descumpra as regras de distanciamento mínimo ou uso de máscaras, como diz o artigo 3° da portaria.

“O combate ao vírus não pode parar, todos temos que fazer a nossa parte, contem comigo”, disse Alfredo Gaspar, que perdeu em maio o pai Carlos Mendonça para a covid-19, e chegou a ser internado com o novo coronavírus, após ajudar a cuidar dos pais.

Por conta do momento em que estamos vivendo, decidimos suspender as caminhadas. Mesmo tomando cuidados e precauções, o…

Posted by Alfredo Gaspar on Wednesday, October 7, 2020

Busca de alternativas

Por meio de sua assessoria de imprensa, o candidato Davi Davino também não cita a exigência da Justiça Eleitoral, ao anunciar a suspensão de caminhadas por meio de sua assessoria de comunicação. E disse que busca alternativas para continuar conversando com o povo “e observando as orientações”.

“Estou suspendendo as caminhadas e vou intensificar as carretas, com adoção de som itinerante. Vamos buscar alternativas pra continuar conversando com o povo e observando as orientações. Como disse lá no início da pré- campanha, pra candidato que só faz campanha em gabinete, fica tudo mais fácil. Eu estou habituado às ruas, a sempre descer e subir grota para me encontrar com as pessoas, no contato olho a olho. Vamos intensificar o uso da comunicação digital e do Guia Eleitoral, e seguir com a campanha, que tá se fortalecendo cada vez mais”, disse Davi Davino.

Contato físico marcou início de campanha dos candidatos a prefeito de Maceió, JHC, Davi Filho e Alfredo Gaspar. Fotos: Redes Sociais

Nova fase

Apesar de também ter mantido contato físico direto com eleitores, com abraços e apertos de mão, inclusive discursando sem máscara abraçado a apoiador, o candidato do PSB, JHC, afirmou que sua campanha já vinha adotando as medidas sanitárias exigidas pela portaria da Justiça Eleitoral. Mas prevê uma nova fase da campanha, com equipe reduzida.

“Inclusive optamos por caravanas com o trio, onde não há contato direto. É uma perda importante, porque a população pede muito uma presença mais forte, porém neste momento é ainda mais importante preservar a saúde de todos. A partir de quinta-feira, dia 08, iniciaremos uma nova fase: o ‘Porta a Porta com o JHC’, onde irei com uma equipe reduzida, e que viabilize as cautelas sanitárias, visitar os eleitores, observando o distanciamento. É algo diferente porém necessário neste momento”, disse o candidato, por meio de sua assessoria de comunicação.

 

Reportar Erro