Não é 'guerra fiscal'

Justiça autoriza o governo do DF a isentar de ICMS produtos contra coronavírus

Pela decisão, o DF pode isentar ou reduzir impostos de álcool em geral, luvas e máscaras médicas etc

acessibilidade:
Segundo a decisão da Justiça, o governo do Distrito Federal está autorizado até a isentar de ICMS os produtos mostrados na foto.

O governo do Distrito Federal obteve vitória importante na Justiça, no começo da madrugada, ao obter uma liminar do Plantão da Justiça Federal de Brasília que o autoriza a isentar ou a reduzir a base de cálculo do ICMS nas operações internas e de prevenção ao coronavírus.

Desse modo, produtos como álcool em gel e os produtos para fabricá-lo, incluindo embalagens, exceto energia, luvas e máscaras médicas deverão ser beneficiados com isenção ou redução de ICMS.

A proposta do governo de Ibaneis Rocha foi levada à reunião virtual do no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), de quinta-feira (20), mas os Estados se dividiram:  nove deles – como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – se opuseram e outros  nove se posicionaram favoráveis.

O juiz plantonista Rafael Paulo Soares Pinto recebeu o pedido liminar às 20h34 e quatro horas concedia a limitar pretendida. Em sua decisão, o magistrado afirma que a intenção do governo do DF não é promover guerra fiscal.

Reportar Erro