Combate ao Covid-19 mais difícil

Juíza do DF anula auxílio emergencial e ônibus podem voltar a circular lotados

Ação foi movida pelo Ministério Público do DF, que vê ilegalidade na concessão da ajuda

acessibilidade:
Rodoviários aprovaram paralisação neste domingo (Foto: EBC)

Uma “decisão interlocutória” da juíza Sandra Lira, da 6ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, que anula “auxílio emergencial” ao sistema de transporte coletivo, obrigará o governador Ibaneis Rocha a ordenar a redução do número de veículos em circulação, gerando em consequência aglomeração em ônibus.

A ação foi movida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MDFT), que pediu o reconhecimento de suposta ilegalidade da concessão de auxílio emergencial por parte da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, em favor das empresas no valor de R$106,8 milhões.

O problema é que o valor da tarifa é calculado de acordo com o quilômetro rodado e o volume de passageiros transportados. A concessão do auxílio permitiu ao governo do DF aumentar a oferta de veículos, a fim de impedir a aglomeração de ônibus lotados, em período de pandemia.

O coronavírus e as medidas de restrição de circulação de pessoas provocou a diminuição no número de usuários em cerca de 70%.

Reportar Erro