Jovem do Distrito Federal vence concurso sobre Lei Maria da Penha
O jovem estudante brasiliense Yan Carlos de Sousa, aluno do Centro Educacional Adventista do Gama, teve seu vídeo como vencedor da Região Centro-Oeste no Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha promovido pelo Congresso Nacional, com apoio do Banco Mundial.
O resultado foi divulgado hoje (14) pela comissão julgadora, composta por representantes da TV Câmara, TV Senado, Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas.
Sobre o concurso:
Estudantes matriculados no ensino médio, com idade de 14 a 18 anos, tiveram até o dia 12 de janeiro para inscrever seus vídeos e participar da segunda edição do Concurso de Curta Documentários sobre a Lei Maria da Penha. O concurso é promovido pelas Procuradorias da Mulher da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, pela Bancada Feminina da Câmara e tem apoio do Banco Mundial.
Os vídeos, com duração de até 5 minutos, contaram histórias inéditas relacionadas ao tema: ?Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso? Grave um vídeo. Compartilhe com o mundo!?.
O concurso premiará seis ganhadores ? por região e pelo júri popular, com um tablet para cada e com uma viagem a Brasília, com o responsável/acompanhante, para participar da cerimônia de premiação, em 12 de março de 2014, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Além disso, os vídeos vencedores serão veiculados pela TV Câmara, pela TV Senado e, internacionalmente, pelo Banco Mundial.
Os professores orientadores dos respectivos trabalhos também serão premiados com um tablet cada e irão a Brasília para a cerimônia de premiação.
Dos 55 vídeos inscritos na seleção, 35 cumpriram as normas do regulamento e 20 foram desclassificados. Foram considerados válidos 14 trabalhos da região Sul, 11 do Nordeste, 6 do Sudeste, 3 do Centro-Oeste e 1 do Norte.
Como parte da premiação, os vencedores e seus respectivos professores e responsáveis legais farão um passeio cívico por Brasília, no dia 11 de março. No dia 12, a programação envolve visitação institucional ao Congresso Nacional e aos estúdios da TV Senado e da TV Câmara; encontro com as parlamentares da Bancada Feminina, além do evento de premiação, previsto para as 18 horas, no Salão Nobre da Câmara.