Eleito em 1º turno

Josealdo Tonholo é eleito com 55% dos votos para reitor da Ufal

Professor de Química obteve mais de cinco mil votos de estudantes, técnicos e docentes

acessibilidade:

O professor Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), venceu em primeiro turno a consulta pública para liderar a reitoria da instituição no quadriênio 2021-2024. Tolholo venceu com larga vantagem as chapas da atual reitora Valéria Correia e do vice-reitor José Vieira. O único candidato com posicionamento de direita, Alexandre Toledo, foi o último colocado, ficando fora da lista tríplice.

Com todas as 46 das 47 urnas apuradas, a Chapa 1, liderada por Tonholo e que tem a professora Eliane Cavalcanti como vice-reitora, somou 55,58% dos votos válidos sendo vitoriosa nos três segmentos que participaram da consulta à comunidade acadêmica da Universidade. Eliane é diretora do Campus de Arapiraca (AL) da Ufal.

Do total de votantes, Tonholo e Eliane tiveram 4089 votos de estudantes, 755 votos de técnicos e 809 votos de docentes da instituição. Em segundo lugar, a Chapa 2, liderada pela atual reitora Valéria Correia, obteve 31,74% dos votos válidos, com 3023 votos de estudantes, 391 de professores e 389 de técnicos.

Em terceiro lugar na disputa ficou a Chapa 4, liderada pelo atual vice-reitor Jose Vieira com 8,74% dos votos válidos totais. E em quarto e último, a Chapa 3 liderada pelo professor Alexandre Toledo terminou a disputa com 3,94% dos votos.

E, em 22 de outubro, haverá a assembleia extraordinária para escolha dos nomes que vão compor a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC) para escolha final que passa pelo crivo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Um segundo turno estava marcado para os dias 14 e 15 deste mês de agosto.

Reportar Erro