Estratégia da mentira

Jornal e portal repudiam falsas notícias contra prefeito de Maceió

Redações denunciam baixaria contra rival de candidato de Renan

acessibilidade:

Falsas notícias contra Rui PalmeiraO Jornal Extra de Alagoas e o portal de notícias Gazetaweb denunciaram montagens criminosas com falsas notícias que circulam nas redes sociais com suas marcas vinculadas ao material de uma campanha difamatória contra o prefeito de Maceió e candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB). O repúdio aos ataques de baixo nível repercutiu em quase todas as rádios da capital alagoana, na manhã desta segunda-feira (17).

O prefeito tucano é alvo de notícias forjadas com conteúdo inverídico e logomarcas do jornal semanário e do portal de notícias, simulando ser de seus sites oficiais. A marca do Extra é usada com declarações falsas do candidato à reeleição sobre parcelamento de salários e mudança no estatuto de servidores públicos em 2017. E, no caso da Gazetaweb, a montagem afirma que Rui Palmeira teria deixado a campanha de lado e participado de caminhada afro-religiosa no Estado da Bahia. 

A falsa notícia favorece o adversário do prefeito neste 2º turno, Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), apoiado pelo presidente do Senado Renan Calheiros e pelo governador de Alagoas Renan Filho, ambos peemedebistas.

Rui lidera a disputa neste 2º turno contra Ciço. E é alvo de uma pesada e bem articulada campanha de desconstrução de sua imagem, parte dela pela propaganda eleitoral do peemedebista, que já obteve punição pelo desserviço à democracia, e outra parte vinda de materiais apócrifos e até via gravações difundidas pelos serviço de telemarketing, que tentam incriminar o candidato à reeleição.

O prefeito do PSDB segue liderando as pesquisas, após vencer o 1º turno com 46,86% dos votos, contra os 24,73% do ex-prefeito Ciço.

Veja o que diz a nota da Gazetaweb: 

A GAZETAWEB vem a público repudiar o uso criminoso do nome do portal integrante da Organização Arnon de Mello (OAM) em uma montagem que está circulando nas redes sociais. Na imagem, que faz uso da logo do portal, consta uma matéria falsa que, em nenhum momento, foi publicada pelo veículo. 

A montagem grosseira mostra o candidato à reeleição pela prefeitura de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), participando de uma caminhada afro-religiosa no estado da Bahia. A notícia falsa diz também que ele teria cancelado a agenda para ir ao evento. 

A Gazetaweb reitera que tal material nunca foi publicado no portal de notícias, que preza diariamente pela qualidade do que é publicado, sempre respeitando o leitor. Portanto, o uso eleitoreiro do material não condiz com a postura do site. 

Ao mesmo tempo em que repudia, a Gazetaweb reitera que vai adotar as medidas cabíveis com o objetivo de identificar os responsáveis para que o uso indevido da imagem seja reparado.

Veja o que diz a nota do jornal Extra:

A Editora Novo Extra Ltda vem a público denunciar o uso criminoso e irresponsável do JORNAL EXTRA DE ALAGOAS em uma montagem que circula nas redes sociais dando conta de uma suposta entrevista com o prefeito e candidato à reeleição Rui Palmeira (PSDB).

Em primeiro lugar, cabe informar que a tal entrevista nunca foi dada. Trata-se de montagem grosseira utilizando a logomarca do jornal e de seu site – novoextra.com.br – cujo conteúdo é totalmente inverídico e completamente destoante dos padrões de design adotados pelo jornal e pelo site, bem como repleto de erros no que se refere à língua portuguesa.

O EXTRA repudia de forma veemente o uso de sua marca – um nome respeitado pela seriedade de seu trabalho, reconhecida nos quase 18 anos de sua existência – ao tempo em que adverte que medidas serão tomadas no intuito de identificar os responsáveis e exigir a devida reparação pelo uso indevido e claramente eleitoreiro de seu nome.

Afrânio Bastos – Diretor Geral

Fernando Araújo – Editor Geral

 

Reportar Erro