Eleitor atento

JHC atribui à politização da sociedade a sua vitória em Maceió contra grupo de Renan

Prefeito eleito pelo PSB quer fazer da educação o maior legado de sua gestão para Maceió

acessibilidade:
Prefeito eleito de Maceió, JHC (PSB), em campanha ao lado do jornalista Oscar de Melo e do senador Rodrigo Cunha (PSDB). Foto: Divulgação

Eleito prefeito de Maceió no 2º turno com 17,28 pontos percentuais em votos válidos à frente da chapa apoiada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC (PSB), afirmou nesta terça-feira (1º) que sua mensagem contra as forças políticas mais tradicionais de Alagoas foi bem recebida, porque a sociedade está politizada e atenta. E, após desafiar e vencer uma das maiores forças políticas e coronelistas do estado, quer fazer da educação o maior legado de sua gestão para Maceió.

Campeão de votos em 2014 em reeleição para a Assembleia Legislativa de Alagoas, e em 2018 para a Câmara dos Deputados, JHC também atribui a vitória ao reconhecimento dado pelo povo de Maceió aos últimos dez anos de luta a favor das pessoas.

O prefeito segue em agenda intensa de reuniões para definir os nomes de seu secretariado e deve concluir hoje sua equipe de transição para sua primeira reunião prevista para amanhã (2) com a administração de seu adversário político, o atual prefeito Rui Palmeira (Sem partido).

JHC arranjou tempo para atender o Diário do Poder e responder três questionamentos. No papo rápido, o prefeito eleito disse que não descarta buscar uma parceria profícua e institucional com o governo de Renan Filho (MDB), superando a disputa eleitoral que venceu contra a aliança firmada entre o governador, o atual prefeito e o ex-chefe do Ministério Público de Alagoas, Alfredo Gaspar (MDB), derrotado no último domingo (29).

Confira:

Como se sente após derrotar as maiores forças políticas mais tradicionais de Alagoas?

É motivo de muita alegria e de muita responsabilidade, produto de uma década de posicionamento sempre ao lado das pessoas, e o povo de Maceió soube reconhecer essa luta. Fizemos uma campanha propositiva, baseada em compromissos exequíveis, com a possibilidade de alterar para melhor a vida das pessoas. Essa mensagem foi bem recebida pela sociedade que está politizada e atenta.

Como pretende lidar com eventuais dificuldades de parceria com o governo de Renan Filho?

Sempre agi de forma institucional. Não se trata do Renan Filho ou do JHC, mas do Governador do Estado de Alagoas e do Prefeito da Capital. Não tenho divergências pessoais com o governador, mas, ainda que as tivesse, o interesse público deve prevalecer sempre. Essa foi a tônica da minha vida pública e agora não será diferente. Buscaremos o estabelecer uma parceria profícua com o Governo do Estado, em especial para contribuir com a finalização do Viaduto da Federal, o auxílio-municipal emergencial e as vinte policlínicas, que, conforme divulgado no período de eleições, já têm previsão orçamentária.

Qual deve ser o maior legado deixado pela sua administração para a cidade de Maceió?

Queremos promover a modernização da gestão, mas com certeza o maior legado deve ser a educação, porque uma vez transmitido o conhecimento, esse se torna um patrimônio do cidadão, independente de quem esteja à frente da gestão local. Esse será o maior legado da nossa passagem pela prefeitura dessa cidade que tanto amamos.

Reportar Erro