Roubos e falsificação

Interpol emite alerta global para ameaça do crime organizado ligado às vacinas anticovid

Agência de segurança afirma que há sérios riscos de falsificações, roubos, golpes e propaganda ilegal conforme as vacinas forem colocadas no mercado

acessibilidade:
Foto: Reprodução/TV Globo

A Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) emitiu nesta quarta-feira, 2, um alerta global para que seus 194 países membros se prepararem para os ataques do crime organizado focadas em vacinas contra a Covid-19. A organização de cooperação policial internacional alegou que há uma “potencial atividade sobre falsificação, roubo ou promoção ilegal” dos imunizantes.

O “aviso laranja” da Interpol ressalta que comportamentos criminosos já foram detetados durante o período pandêmico com outros produtos.

“À medida que várias vacinas para a Covid-19 se aproximam da aprovação (…) será crucial garantir a segurança da cadeia de abastecimento e identificar sites ilícitos que vendem produtos falsificados na internet”, afirma.

A Interpol alega ainda que é essencial que as autoridades se mantenham preparadas para o possível surgimento de todos os tipos de atividades criminosas. Ações que “constituem um risco significativo para a saúde e até para a vida”.

Falsos testes de detecção do novo coronavírus que pode ter maior foco de vendas devido à retomada de viagens internacionais também está entre os ítens que devem estar sob supervisão segundo a Intepol.

Reportar Erro