Eixo Norte

Integração do São Francisco está em fase conclusiva de obras, diz Bolsonaro

A expectativa é que a conclusão das obras no Eixo Norte ocorra em maio

acessibilidade:

O Projeto de Integração do São Francisco está em fase conclusiva de obras, a informação foi divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, neste domingo (24). Em sua conta no Twitter, ele também comentou sobre a utilização de placas solares ao longo dos canais de integração do Velho Chico. “Estuda-se a implantação de placas solares ao longo dos canais para que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água”.

 

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional o Eixo Norte está com 97% de avanço, e maio é a data de conclusão das atividades. O Eixo Leste, entregue em março de 2017, tem garantido o abastecimento regular de mais de um milhão de pessoas em 35 municípios da Paraíba e de Pernambuco. No total, a primeira fase da obra vai contemplar mais de um milhão de pessoas em 23 cidades

Energia Solar

Outra informação divulgada sobre o projeto, é o estudo sobre o uso de energia solar , com instalação de placas solares ao longo dos canais de integração do rio, para bombeamento da água.

O consumo de energia elétrica do sistema corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento. Segundo a Pasta, a demanda anual nas fases pré-operacional e operacional do projeto gira em torno de 746 mil MW.

A instalação de placas sobre espelho d’água também possibilita que a evaporação seja bastante reduzida, já que os painéis solares montados em canais bloqueiam a radiação do sol. De acordo com estimativas, uma planta fotovoltaica (painéis) de um megawatt pode economizar nove milhões de litros de água por ano.

Os painéis solares ainda oferecem outra vantagem: com a ausência de luz solar, o crescimento de algas é minimizado, ajudando também na redução do custo de manutenção e aumentando a vida útil dos equipamentos. (Com informações ABr)

Reportar Erro