Novo modelo de gestão

Instituto Hospital de Base inicia as atividades nesta sexta

Novo modelo de gestão altera regras para contratação e compras do instituto

acessibilidade:

O Instituto Hospital de Base começa as atividades, nesta sexta (12), após troca de modelo de gestão. O governador Rodrigo Rollemberg foi até a instituição acompanhado pelo secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

“Com a gestão mais moderna, quem ganha é a população de Brasília. O DF está inaugurando um modelo de referência para outros hospitais e para todo o Brasil”, afirmou o governador durante a visita.

Ainda nesta sexta, Ismael Alexandrino Junior foi nomeado como o diretor-presidente do Instituto Hospital de Base. A nomeação foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.

Mudança no regulamento interno

Com a mudança para instituto, as regras para contratação e compras do Instituto Hospital de Base foram alteradas e publicadas no Diário Oficial do DF em dezembro do ano passado. Uma das mudanças internas está relacionada à contratação de funcionários, agora regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para ser efetivado, um profissional terá que passar por um processo seletivo, além de análise de currículo, provas técnicas e oral, e entrevistas. Para cargos de assessoramento, gerência e contratações de urgência, por exemplo, o processo seletivo pode ser dispensado.

O regulamento estabelece ainda novas regras para contratos com fornecedores, que não seguem a Lei de Licitações. A aquisição de materiais e a contratação de serviços serão realizadas por meio de uma seleção de fornecedores, com a publicação de um ato convocatório. Em caso de contratos de baixo valor, no entanto, a seleção pode ser dispensada.

Mesmo com a nova regra, os contratos do instituto continuam sendo fiscalizados por órgãos controladores e tribunais de contas. Em 2018, a entidade administrará cerca de R$ 500 milhões provenientes dos cofres públicos, montante similar ao orçamento para os próximos anos previsto pelo GDF.

A expectativa do governo do DF é que a mudança traga mais eficiência para o hospital e que o atendimento à população melhore.

Permanência de servidores

Os servidores do Hospital de Base puderam optar se ficariam ou não na unidade quando o novo modelo de gestão entrasse em vigor. Cerca de 85% dos funcionários decidiram ficar no instituto.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Hospital de Base tem 3.236 servidores. Desse total, 2.442 responderam ao questionário: 1.941 resolveram permanecer e 501 desejam ser remanejados pela pasta. Aqueles que não preencheram o questionário foram automaticamente selecionados para permanecer no hospital.

Os servidores que não quiseram permanecer no hospital após a mudança de modelo de gestão serão realocados de acordo com a necessidade de atendimento à população, mantendo a mesma atividade exercida no Base. Se for possível, será atendida a preferência do servidor.

Reportar Erro