Cobaias humanas

Instituto Butantan pede na Anvisa autorização para testes da vacina Butanvac

A Butanvac será a primeira vacina brasileira, com insumos e matéria-prima nacionais

acessibilidade:
Diretor do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas. Foto: Governo de São Paulo.

O Butantan deu hoje (23) o primeiro passo para a criação da vacina Butanvac. O instituto entregou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa),  a documentação para realizar os estudos das Fases 1 e 2 do imunizante contra a Covid-19.

No Twitter, o instituto destacou a importância da iniciativa. “As Fases 1 e 2 são as que estudam a segurança e a imunogenicidade da vacina, ou seja, a capacidade de gerar resposta imune. Uma grande notícia no momento em que o Brasil mais precisa de imunizantes para vencer a pandemia”.

A notícia repercutiu de forma positiva entre a maioria dos internautas, muitos perguntaram, na própria publicação, como poderiam se voluntariar.

Tanto o governador João Doria, como o prefeito Mario Covas usaram suas redes sociais para pedir celeridade no processo.

A Butanvac será a primeira vacina brasileira, com insumos e matéria-prima nacionais. Os estudos clinicos são realizados em um período de 20 semanas, mas o Butantan espera obter os resultados iniciais de análise a partir da décima primeira semana para, a partir disso, solicitar o uso emergencial junto à Anvisa.

Durante a entrevista coletiva realizada nesta manhã, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas disse acreditar que a Anvisa tenha sensibilidade para aprovar o pedido de forma rápida. “É uma vacina que pode fazer diferença a partir do segundo semestre. Diferença para o Brasil e para outros países, porque nós temos uma grande capacidade produtiva”.

Reportar Erro