Quarentena mostra resultados

Vitória do isolamento: DF tem 400 casos, mas projeções apontavam 553

Ritmo de casos há um mês, em março, apontava para um número bem maior de casos

acessibilidade:
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal. Foto: Renato Alves.

Subiram para 400 os casos confirmados de coronavírus no Distrito Federal, segundo balanço fechado às 6h41 desta sexta-feira (3), enquanto os pacientes considerados “leves” somam 257.

Mas o número deveria ser bem maior 553, segundo as projeções técnicas realizadas há um mês, em 6 de março. O logaritmo fazia claramente essa projeção.

O número mais reduzido de casos, na avaliação dos técnicos da área de saúde, decorre da política rigorosa de isolamento social decretada pelo governador do DF, Ibaneis Rocha.

São 44 os internados com infecções moderadas, neste momento, enquanto outras 18 se encontram com infecções consideradas graves, internados em UTIs. No DF, até gora, foram confirmadas cinco mortes por coronavírus.

Esta noite o Hospital Regional da Asa Norte divulgou boletim ressaltando o estado “gravíssimo” da primeira paciente de coronavírus no DF. Internada em isolamento na UTI , a paciente apresenta ainda comorbidades, que agravam o quadro clínico.

“A paciente está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar e todo suporte técnico-científico, afirma o boletim, indicando ainda que Cláudia Maria Costa da Silva “segue gravíssima, hemodinâmica mantida com vasopressores. Função renal estável, diurese presente. Sedada e sob ventilação mecânica.”

A curva do gráfico apontava para uma incidência de casos bem maior no Distrito Federal: é a vitória do isolamento.

Quadro no Distrito Federal
O Plano Piloto é a região que concentra o maior número de casos de infecção por Covid19, seguido do Lago Sul. Pacientes de outros estados, em tratamento no DF, constituem o terceiro maior registro de casos. Águas Claras, Sudoeste e Guará são as regiões administrativas que vem logo em seguida, em número de ocorrências.

Veja os detalhes no seguinte quadro, que resume a evolução do coronavírus no DF:

Reportar Erro