Icei-DF

Industriais brasilienses seguem confiantes em fevereiro

Pelo sétimo mês seguido, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal manteve-se positivo

acessibilidade:
Icei-DF em fevereiro, marcou 63,4, melhor desempenho para fevereiro desde 2011 Foto: Gabriel Jabur

Pelo sétimo mês seguido, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) manteve-se positivo. Em fevereiro, marcou 63,4 pontos, 9,2 a mais que o verificado no mesmo mês do ano passado. Foi o melhor desempenho para fevereiro desde 2011.

A pontuação vai de zero a cem. A confiança é considerada positiva quando o índice está em 50 pontos ou mais. Há quatro meses, o Icei-DF está acima dos 60 pontos. De janeiro para fevereiro, houve recuo de 1,3 ponto. A leve retração era esperada, tendo em vista que este é um momento de ajuste de expectativas após as mudanças de governos, como explica o presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Jorge Bittar. “Estamos atentos à formação da agenda econômica, que será definitiva para a manutenção desse sentimento de confiança”, afirma.

São avaliados pelo Icei-DF as expectativas e a percepção das condições atuais do industrial em relação ao próprio negócio e às economias brasileira e local. O indicador que mede as expectativas ficou em 67,6 pontos — recuo de 1,9 ponto em relação a janeiro. Já o indicador de condições atuais permaneceu em 55,1.

O Icei-DF deste mês acompanhou os movimentos dos indicadores nacional (64,5 pontos) e do Centro-Oeste (63,8 pontos), que registraram recuo, em relação a janeiro, de 0,2 ponto e de 1,4 ponto, respectivamente.

Os dados que compõem o Icei-DF vêm de pesquisa feita pela Fibra, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A última coleta de dados ocorreu de 1º a 13 de fevereiro.

Reportar Erro