Contra PEC 215

Índios fecham rua no Lago Sul em protesto contra agronegócio

Grupo com 120 índios tinha faixas contra o agronegócio

acessibilidade:

Nesta terça-feira (8) um grupo com cerca de 120 índios obstruiu os portões da Embaixada do Equador, na QI 10 conjunto 8, o que dificultou a entrada dos funcionários no local.

Três ônibus chegaram ao local e segundo informações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) o protesto foi pacífico. Os índios tinham faixas que traziam mensagens contra o agronegócio, a favor dos territórios quilombolas e pedindo a demarcação de terras indígenas.

Mesmo com seis meses longe da Presidência da República, uma das faixas era direcionada a ex-presidente cassada Dilma Rousseff.

Foto: PMDF

Senado Federal

Nesta manhã a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) discutiu no Senado Federal o Plano de Desenvolvimento Agropecuário. Alguns índios participaram da audiência pública.

Vários representantes de lideranças indígenas participaram da audiência pública e manifestaram-se contra a PEC 215.

A PEC 215 tira do Executivo e passa para o Legislativo, Congresso Nacional, o poder de decisão sobre a demarcação de terras indígenas, a titulação de territórios quilombolas e a criação de áreas de conservação ambiental. Também fica proibida a ampliação de terras indígenas já demarcadas. 

Reportar Erro