Demarcação de terras

Índios acampam ao lado do Memorial dos Povos Indígenas

A expectativa é reunir sexta (13) cerca de mil pessoas

acessibilidade:

Na manhã desta terça-feira (10) índios de diversas etnias e regiões do país montaram um acampamento ao lado do Memorial dos Povos, a expectativa das entidades indígenas é reunir até sexta-feira (13) cerca de mil pessoas. O acampamento é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

A 12ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) tem como objetivo reforçar as reforçar as reivindicações dos povos indígenas, em especial as demarcações das terras indígenas e o arquivamento dos projetos contra esses direitos em tramitação no Congresso Nacional. As lideranças criticaram ainda as propostas para abrir as terras indígenas à mineração. O evento faz parte da Mobilização Nacional Indígena.

A coordenadora da Apib, Sônia Guajajara afirmou, “o objetivo do acampamento é continuar afirmando nossos direitos garantidos na Constituição Federal. E nos manifestar contra os ataques, os retrocessos e todas as ameaças que tramitam principalmente no Congresso Nacional e afetam diretamente os direitos dos povos indígenas”.

Na véspera da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado Federal, a coordenadora ressalta, “a conjuntura do País não altera nossa pauta, que nunca foi prioridade para governo nenhum”.

Reportar Erro