Cerrado em chamas

Incêndio de grande proporção chega ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás

Área de visitação permanece fechada até domingo

acessibilidade:
Área de visitação permanece fechada até domingo Foto: Manoel Pacheco/ Guia Turístico

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no interior de Goiás, está fechado para visitação desde ontem (02), devido a proximidade das chamas do incêndio de grande proporção que se alastra pela região. A concessionária que administra o local, SociParques, informou que o local permanecerá fechado, pelo menos, até amanhã (4).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Goiás, o incêndio teve início na última segunda-feira (28), e desde então vem sendo combatido, porém, devido as condições naturais, vegetação seca e forte vento, os focos continuam se espalhando.

Ação ocorrem com duas frentes, o combate ao fogo do lado de fora do Parque Nacional está sendo realizado por cerca de 30 militares, enquanto brigadistas de incêndio e voluntários,  trabalham na parte interna da área preservada. De acordo com a corporação, algumas pontes foram destruídas pelo fogo.

O movimento Salve a Chapada, por meio de seu perfil no Instagram, lançou uma campanha para arrecadar alimentos para lanches rápidos e fáceis de carregar, e alguns equipamentos de segurança para o combate ao fogo, além de combustível, para os brigadistas voluntários que estão lutando contra o incêndio na região. “As Brigadas do Governo contam apenas com os suprimentos básicos de alimentação. Os brigadistas voluntários não contam com nenhuma verba para alimentação ou combustível. E para que o combate em campo seja exitoso, necessitamos de uma infra estrutura de alimentos, bebidas e combustível”.

Incêndio Criminoso

No ano de 2017, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros teve sua área ampliada de 65 mil hectares para 240 mil hectares, em área contínua. Na sequência da publicação do decreto, no Dia Mundial do Meio Ambiente, pelo então presidente Michel Temer, os focos de incêndio começaram a devastar toda a vegetação nativa.

Na época a avaliação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), foi de que  o incêndio foi iniciado por fazendeiros da região, em represália a ampliação do Parque Nacional. O chefe do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Fernando Tatagiba, também se manifestou na ocasião. “Não existe combustão espontânea no cerrado. Incêndios iniciados nessa época do ano têm sempre origem humana. Se alguém faz uma queimada e ela foge ao controle, transformando-se a em incêndio, isso já é caracterizado como um crime. No caso desse incêndio na Chapada, uma hipótese que foi levantada pela comunidade é de que o incêndio foi causado por fazendeiros da região em represália ao aumento da área do parque”.

Agora, quem pega a estrada sentido a Chapada dos Veadeiros já pode notar a diferença da paisagem, a vegetação nativa sumiu, e deu espaço para plantações. O corredor do verde do Cerrado não existe mais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Chapada dos Veadeiros – Goiás (@salveachapada) em

Savana mais rica do mundo

Vale ressaltar que o Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, apresenta extrema abundância de espécies endêmicas e sofre uma excepcional perda de habitat. Reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas. Existe uma grande diversidade de habitats, que determinam uma notável alternância de espécies entre diferentes fitofisionomias. Cerca de 199 espécies de mamíferos são conhecidas, e a rica fauna compreende cerca de 837 espécies.

Reportar Erro