Eleições em Maceió

Ibope: JHC abre 4 pontos sobre Gaspar na disputa de segundo turno em Maceió

Nos votos válidos, a vantagem do candidato do PSB é ainda maior: 53% a 47%

acessibilidade:
Levantamento Paraná Pesquisas, para o site Diário do Poder, confirma JHC com 44% contra 38,4% de Alfredo Gaspar

Levantamento do Ibope divulgado na noite desta segunda-feira (23), revelou que o candidato JHC (PSB) abriu quatro pontos de vantagem sobre o rival Alfredo Gaspar de Mendonça, nas intenções de voto para prefeito de Maceió, numa das eleições mais apertadas de 2020.

Na pesquisa estimulada, quando as opções são mostradas aos entrevistados, João Henrique Caldas, o JHC, somou 42% e Alfredo Gaspar (MDB) 38% das intenções de voto.

Os números são ainda mais expressivos quando se consideram apenas os votos válidos. Neste caso, JHC tem 53% das intenções de voto do eleitorado, seis pontos a mais que o candidato do MDB, apoiado pelo clã Calheiros, com 47%

A pesquisa mostra ainda que 11% dos eleitores ouvidos pelo instituto pretendem votar branco ou nulo, e 9% não sabem ou não responderam.

O Ibope detectou também que JHC tem o apoio da maioria dos eleitores mais jovens (51% entre os que têm de 16 a 24 anos) e entre os que avaliam a atual administração municipal como ruim/péssima (54%).

De acordo com o Ibope, o desempenho de JHC melhora conforme aumenta a escolaridade dos eleitores: são 37% de apoio entre eleitores que têm apenas o ensino fundamental contra 46% dos eleitores de ensino superior.

Por sua vez, Gaspar se sobressai entre os eleitores mais velhos, a partir dos 55 anos e mais (54%), entre os católicos (48%), entre os que avaliam a atual administração municipal como ótima/boa (59%).

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) com o número AL-08875/2020. A margem de erro de 4%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Foram ouvidos 504 eleitores, entre os dias 21 e 23 de novembro

Reportar Erro