JHC abre vantagem de 12 pontos

Ibope aponta derrota de candidato do clã Calheiros em Maceió: 48% a 36%

O candidato JHC crtesceu seis pontos na última semana de campanha no segundo turno

acessibilidade:
Deputado JHC em campanha para a prefeitura de Maceió: na reta final, ele assumiu a liderança e abriu vantagem.

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (27) indica uma derrota histórica do clã Calheiros, chefiado pelo senador Renan Calheiros e o governador Renan Filho (MDB), neste domingo: o candidato JHC (PSB) abriu para 12 pontos a vantagem, alcançando 48% das intenções de voto dos maceioenses contra 36% de Alfredo Gaspar.

Se forem considerados apenas votos válidos, quando são descartados votos brancos e nulos, JHC terá 57% das contra 43% de Gaspar. O candidato do PSB cresceu cinco pontos, já o adversário despencou quatro.

Os adversários dos Calheiros em Alagoas consideram a virtual vitória de JHC uma espécie de “libertação”, abrindo caminho para o enfraquecimento desse grupo político nas eleições de 2022.

JHC cresceu seis pontos entre segunda-feira (23), data da pesquisa anterior, e esta sexta-feira, enquanto o candidato do MDB caiu dois pontos percentuais nas intenções de voto.

O Ibope verificou também que, em comparação com a pesquisa de segunda-feira, os votos branco ou nulo caíram de 11% para 9%, enquanto os não sabem ou preferem não opinar são 7%, contra 9%.

Em sua campanha, JHC denunciou o uso da máquina administrativa comandada pela família Calheiros em favor do seu candidato.

Com relação a rejeição dos postulantes à prefeitura, o candidato dos Calheiros é o mais rejeitado, com 33%, contra 24% do JHC.

A pesquisa Ibope entrevistou 504 votantes entre os dias 25 e 27 de novembro de 2020, com a margem de erro máxima estimada de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob nº AL 01363/2020.

Reportar Erro