Aglomeração proibida na pandemia

Inquérito no DF investiga ameaça a Ibaneis após desmonte de aglomeração bolsonarista

Decreto do governador do DF proíbe aglomeração de mais de cem pessoas em razão da pandemia

acessibilidade:
A PolíciaMilitar foi obrigada a agir até com spray de pimenta para dispersar a aglomeração proibida por decreto do governador Ibaneis Rocha, em razão da pandemia.

O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Adauto, determinou a instauração de inquérito para apurar crime de ameaça ao governador Ibaneis Rocha, após a  operação conjunta da SSP e do DF Legal, neste sábado (13), que desmontou um acampamento ilegal em área pública de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Decreto de Ibaneis proíbe aglomerações em razão da pandemia.

Ao Diário do Poder, Ibaneis reafirmou que defende o direito a manifestações, mas não pode tolerar aglomerações em pena pandemia, tampouco ameaças.

Sujeito não identificado ameaça Ibaneis em vídeo.

Além das ameaças, um sujeito que diz ser ligado a produtores rurais se revela desinformado, ao acusar Ibaneis de ter feito parte de um grupo de governadores que supostamente tentou “derrubar” Bolsonaro. Ibaneis não participa de qualquer iniciativa hostil ao presidente. Ao contrário, ausentou-se de eventos e não assinou documentos contra o presidente, por considerar que, como anfitrião da sede governo federal, tem o dever de manter boas relações com o Palácio do Planalto.

Os líderes de movimentos bolsonaristas prometem “entrar numa guerra jurídica” contra a Secretaria de Segurança do DF, segundo afirmou Sara Winter, do grupos “300 do Brasil”, uma das pessoas investigadas no inquérito que apura fake news e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Os manifestantes ocupavam área pública, na Esplanada dos Ministérios, o que não é permitido”, segundo informou em nota a Secretaria de Segurança, que também mencionou o decreto de Ibaneis Rocha proibindo aglomerações com mais de 100 pessoas em eventos que demandem a autorização prévia do GDF”.

Havia três grupos distintos acampados na Esplanada até a manhã deste sábado, totlizando cerca de 200 pessoas, incluindo um denominado de “QG Rural”, próximo ao Ministério da Agricultura, responsável pelas ameaças diretas a Ibaneis Rocha, que se encontra no interior do Piauí, em sua fazenda, recuperando-se de recente procedimento cirúrgico no intestino por videolaparoscopia. Havia ainda um terceiro grupo, “Patriotas”, na Praça dos Três Poderes.

Uma mulher se ajoelha, enquanto os PMs dispersam a aglomeração.

Invasão no Senado
O grupo de bolsonaristas também invadiu dependências do Congresso Nacional, neste sábado, levando o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM), a acionar a Polícia Legislativa para expulsar os invasores.
O Senado divulgou nota informando que “na tarde desde sábado (13), um grupo denominado 300 do Brasil tentou invadir áreas restritas do Congresso Nacional. O grupo chegou a subir no prédio, na parte externa onde ficam gôndolas, próximo às cúpulas do Congresso Nacional. Assim que tomou conhecimento do ato, o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre determinou a policia legislativa que fizesse a retirada do grupo. No momento a polícia negocia com os manifestantes de maneira pacífica.”

Reportar Erro