DF pioneiro no 5G

Ibaneis Rocha acredita que a implementação do 5G fará de Brasília a capital do futuro

Governador acredita que esse é o futuro do Brasil 'começando aqui em Brasília que é a capital da República'

acessibilidade:

O governador do Distrito Federal  Ibaneis Rocha assinou nesta quarta-feira (26) o acordo com a empresa chinesa Huawei  para implantação da tecnologia 5G no Distrito Federal.

Segundo o acordo, o Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) será o primeiro espaço de teste da tecnologia 5G no Brasil, que além de servir para a futura efetivação do sistema no país também irá alavancar a criação de startups e empreendimentos inovadores na Capital Federal.

Ibaneis ressaltou que a inovação ajudará na qualidade de vida da população do DF. “Ter uma cidade digital é oferecer mais segurança, porque você tem todos os dados informatizados, a possibilidade da biometria facial, o acesso a todos os serviços nas mãos do cidadão pelo celular e também para os serviços públicos, oferecendo agilidade e maior qualidade”.

Muito além da navegação mais rápida, a principal diferença da tecnologia 5G, em relação a 4G e a 3G, é a possibilidade de conectividade entre diversos objetos, como por exemplo, o usuário poderá controlar até mil objetos com o seu celular, carros, casas e eletrodomésticos via internet.

O governador também vê a chegada do 5G no ano que vem, como uma grande oportunidade de aperfeiçoamento e capacitação profissional. “Esse é um trabalho da FAP junto com a Secretaria de Ciências e Tecnologia que estão lançando vários programas de qualificação, para que os nossos jovens possam ingressar nesse mercado e desenvolver realmente condições de estar através desse parque tecnológico a disposição de todas as empresas do Brasil”.

Ao ser questionado sobre o acordo com a Huawei, empresa que está sendo alvo de duras críticas pelos EUA, Ibaneis destacou que não podemos entrar na guerra internacional. “Essa é uma licitação que será pública. Independente de qualquer coisa, o governo tem ou não qualquer apontamento dos EUA ou China, essa é uma briga comercial e tecnológica”.

A cerimônia no Palácio do Buriti contou com a presença do vice-presidente da Huawei, Steven Shenjianfeng; do presidente da Biotic S/A, Gustavo Dias; do secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros; do titular de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo; do vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo; além de outros envolvidos no projeto.

Reportar Erro