Mais Lidas

Pesquisar é preciso

Ibaneis decide que o DF vai pesquisar tratamento de Covid-19 com plasma

Pesquisa será anunciada nesta quarta (29), com abertura de cadastro de demonstração de interesse

acessibilidade:
O governador do DF, Ibaneis Rocha, com secretários, em visita a UPA do Núcleo Bandeirante - Foto: Renato Alves.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), vai anunciar o início do tratamento de Covid-19 com plasma nesta quarta-feira (29), às 10h, acompanhado dos secretários da Casa Civil e da Saúde, Valdetário Monteiro e Francisco Araújo, o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), Sérgio Costa; e o presidente do Hemocentro, Osnei Okumoto. O evento será transmitido pelas redes sociais.  

Osnei Okumoto, presidente da Fundação Hemocentro de Brasília.

A determinação de Ibaneis é pesquisar a eficácia e a segurança do tratamento para pacientes de Covid-19 com o plasma de pessoas recuperadas. A pesquisa será realizada pela Fundação de Hemocentro de Brasília, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Universidade de Brasília (UnB).

O cadastro para manifestação de interesse será aberto nesta quarta-feira no site www.hemocentro.df.gov.br.

A técnica de transferir anticorpos de pessoas curadas para doentes – transferência passiva de imunidade – já foi estudada anteriormente com outras doenças virais. Houve melhora do quadro clínico dos pacientes após receberem o plasma de pessoas recuperadas.

Para participar dessa iniciativa, a pessoa curada precisa respeitar condições específicas e se cadastrar em formulário disponibilizado no site do Hemocentro.

Após o cadastro, a equipe de pesquisa vai agendar uma entrevista para esclarecer dúvidas, formalizar o consentimento do voluntário, realizar triagem clínica e colher amostras para exames.

O paciente internado por Covid-19 só receberá o tratamento com plasma de convalescente se houver consentimento dele ou de seus familiares com a participação no estudo.

Reportar Erro