Maior precisão

Hran utiliza método cirúrgico eficaz para remoção de câncer de pele

Esse método permite avaliação de 100% das margens do tumor

acessibilidade:

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) está utilizando o método cirúrgico Mohs, uma técnica que utiliza baixas temperaturas para a remoção de tumores.  Essa é uma excelente notícia para as pessoas que tem câncer. O procedimento começou a ser praticado há oito meses na unidade. Pelo menos 30 pacientes já foram beneficiados.

Esse método permite avaliação de 100% das margens do tumor e uma maior precisão para a retirada especifica do tecido doente. Outra vantagem é que a técnica é menos invasiva, e segundo o hospital tem uma eficácia em 99% dos casos.

O cirurgião dermatológico Eugênio Reis, responsável pelos procedimentos cirúrgicos no Hran, ressalta que a técnica deixa menos cicatrizes nos pacientes, principalmente em regiões mais sensíveis, como o rosto, “isso gera uma maior qualidade de vida para as pessoas tratadas. A perspectiva é que esse tumor não volte por pelo menos dez anos”, e complementa “caso seja constatado que ainda existe tumor após a biópsia, o cirurgião amplia a área somente no trecho especificado, preservando a pele sadia”, explica.

As operações ocorrem sempre às quintas-feiras, entretanto existe a expectativa que o atendimento seja ampliado para pelo menos dois dias por semana. Para conseguir agendar uma cirurgia com essa técnica no Hran, os pacientes devem ser oriundos do próprio ambulatório de tumor de pele da unidade. Os hospitais da rede pública do Distrito Federal também fazem o encaminhamento de casos graves.

 

Reportar Erro