Mercado de trabalho

Houve queda do desemprego no Distrito Federal em Julho

Foram registrados 4 mil desempregados a menos em julho

acessibilidade:

De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) o número de pessoas desempregadas passou de 301 mil em junho, para 297 mil em julho. Primeira queda registrada desde julho de 2015.

O número de pessoas no mercado de trabalho também diminuiu. Em julho, 7 mil deixaram a população economicamente ativa, o que significa menor demanda por empregos.

O presidente da Codeplan, Lucio Rennó acredita, “que atingimos o teto, e agora começamos a reduzir o desemprego”. Segundo o levantamento, a redução da PEA amorteceu o fechamento de 4 mil postos no DF e ajudou na estabilidade da taxa de desemprego.

O setor da construção civil teve o melhor desempenho no mercado de trabalho, foram abertas 2 mil vagas em julho. Rennó credita esse resultado ao aumento do número de alvarás de construção concedidos pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação, e de obras públicas.

Segue em queda a quantidade de pessoas ocupadas, estimada em 1.278 milhões de pessoas. Houve redução também no número de pessoas com carteira assinada no setor privado, em julho ficou em 547 mil, em junho eram 550 mil trabalhadores.

Em julho eram 100 mil trabalhadores sem carteira. No setor público eram 242 mil em julho, 2 mil a menos que no mês de junho.

A PED é feita pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Reportar Erro