Já está no isolamento

Homem que não se deixava examinar é o segundo caso de coronavírus no DF

André Luis Souza Costa da Silva é o marido da primeira paciente, que se encontra em estado grave

acessibilidade:
São 925 vagas para assistente social (20); médico (245), oficial de saúde (30); e técnico de enfermagem (630). Foto: Aeroporto di Roma

André Luis Souza Costa da Silva, 45 anos, marido da primeira paciente com coronavírus em Brasília, é o segundo caso confirmado da doença no Distrito Federal e já se encontra sob isolamento domiciliar. O primeiro exame deu positivo para coronavírus, e a Secretaria de Saúde aguarda a contraprova.

Ele foi objeto de uma ação judicial movida pelo governo do Distrito Federal por sua recusa em cumprir o isolamento domiciliar e em se submeter a exames para acompanhamento da doença.

Após passar parte do dia fugindo da notificação de oficial de Justiça, o homem foi finalmente examinado e teve a doença confirmada. Ele agora está sob isolamento.

Ibaneis agiu rápido
Nesta segunda (9), tão logo foi informado da atitude do agora paciente, o governador Ibaneis Rocha determinou que a Secretaria de Saúde publicasse portaria proibindo visitas a pacientes de coronavírus, a fim de suspender o entra-e-sai de André Luis no HRAN.

Simultaneamente, Ibaneis, que é advogado experiente, orientou a ação judicial interposta pela procuradoria do DF, obtendo liminar que obrigou o paciente a fazer exames e a ficar sob isolamento domiciliar.

A paciente C.M.P.S.C.S., de 52 anos, sua mulher, encontra-se internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) de Brasília em estado grave, mas estável, e respira com ajuda de aparelhos, além de apresentar febre alta. Ela tem também suporte hemodinâmico para ajudar na circulação sanguínea.

O marido da primeira paciente e agora também paciente de coronavírus se negava “injustificadamente”, segundo explicou a Secretaria de Saúde, a atender determinação epidemiológica de se submeter à coleta de amostras clínicas e exames laboratoriais para se verificar sua sorologia em relação à presença do vírus.

Nesta terça-feira (10), uma juíza das 8ª Vara da Fazenda Pública do DF deferiu a liminar e ordenou que André Luís fosse recolhido ao isolamento domiciliar e se submetesse a exames, sob pena de multa.

Reportar Erro