Eleições 2016

Haddad tira indicado de Maluf da Habitação em SP

Secretário José Floriano era único integrante do PP na gestão

acessibilidade:

Sem apoio garantido do PP nas eleições do ano que vem, o prefeito Fernando Haddad (PT) decidiu tirar o partido de Paulo Maluf do seu governo.

O prefeito convidou o arquiteto João Sette Whitaker, professor de urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), para assumir a secretaria de Habitação no lugar de José Floriano de Azevedo Marques Neto, indicado por Maluf ao cargo.

O desembarque do PP da gestão Haddad se dá no momento em que deputados do partido ainda atuam para lançar a candidatura do apresentador de TV José Luiz Datena à Prefeitura.

A aliança de Haddad e Maluf, costurada pelo ex-presidente Lula, foi um dos motivos que fizeram Luiza Erundina (PSB) deixar a coligação petista, por discordância diante da aproximação com o polêmico ex-prefeito e ex-governador. Ela era cotada para concorrer como vice de Haddad.

A ação de Haddad, que até agora não admitiu publicamente que disputará a eleição, é parecida com troca de secretariado ocorrida no mês passado, quando o PMDB anunciou que apoiará a candidatura de Marta Suplicy (PMDB).

Na ocasião, o prefeito demitiu o delegado Ítalo Miranda Júnior, indicado pelo PMDB, da Secretaria de Segurança Urbana. Também mandou embora dois subprefeitos indicados por vereadores da legenda. Entretanto, manteve no cargo os secretários de Educação, Gabriel Chalita, e de Assistência Social, Luciana Temer (filha do vice-presidente Michel Temer). Apesar de serem peemedebistas, a dupla é tida na Prefeitura como integrantes da cota pessoal do prefeito.

Nem Whitaker nem a Prefeitura confirmam o convite. O urbanista pediu que a reportagem o procurasse no fim do dia. O prefeito, que esteve na manhã desta quarta em Belo Horizonte (MG), só deve retornar à capital no fim da tarde.

Whitaker, se aceitar o convite, terá de chefiar um dos calcanhares de Aquiles da gestão Haddad. O plano de governo do prefeito previa a entrega de 55 mil casas populares durante a gestão. Sem recursos próprios e sem ajuda do governo federal, entretanto, Haddad chegará à eleição do ano que vem sem alcançar nem a metade desta marca.

O convidado é conhecido por suas posições de esquerda e é filho de Chico Whitaker, arquiteto ligado à Teologia da Libertação da Igreja Católica perseguido durante a ditadura militar. (AE)

Reportar Erro