servidor público

Governo sanciona lei que regulamenta carreira de 11 mil

acessibilidade:

O governo do Distrito Federal sancionou hoje (30) a lei que reestrutura a carreira de 11 mil servidores de todas as secretarias. Eles passam a contar, além de outros benefícios, com novas gratificações e 1,1 mil bolsas anuais para capacitação.

“Estamos profissionalizando uma carreira permanente que antes era muito desvalorizada, tida de forma pejorativa como ‘carreirão’, e hoje vai permear a administração pública permanente do Distrito Federal- as secretarias e administrações”, destacou o governador Agnelo Queiroz durante a cerimônia de sanção da lei.

Segundo o governo, a carreira -até então esquecida pelas gestões anteriores- agora ganha caráter transversal e será responsável por manter as políticas públicas em andamento no nível estratégico em todos os órgãos da administração direta, mesmo com a troca de governos.

“Vamos qualificar cada vez mais esses profissionais para poder dar um funcionamento estável à máquina governamental, com eficiência, com agilidade, com servidores que crescem na carreira”, acrescentou Agnelo.

Entre as novidades está a criação da Gratificação por Habilitação, como estímulo à formação continuada da categoria, abertura de 1,1 mil vagas anuais em cursos de capacitação e pós-graduação para servidores, e criação de um terceiro cargo na carreira -o de assistente em Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG).

“Ele (o GDF) dá uma gratificação e ao mesmo tempo investe nos servidores, no momento em que ele cria essa formação continuada da categoria. É um motivo de alegria para a gente”, elogiou o presidente do Sindireta, sindicato que representa, entre outras, a carreira de PPGG.

HEMOCENTRO- Na oportunidade, o governador Agnelo Queiroz sancionou também a lei que reestrutura a carreira dos servidores do Hemocentro, com a criação de uma gratificação para servidores que concluíram cursos de ensino médio, graduação, especialização, mestrado e doutorado.

A tabela de escalonamento vertical também foi reestruturada, e tanto a Parcela Individual Fixa quanto a gratificação de Atividades do Hemocentro serão incorporadas ao vencimento básico.

Também estiveram presentes na cerimônia de sanção das leis que reestruturaram as carreiras de PPGG e do Hemocentro: a primeira-dama Ilza Queiroz; o presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure; os deputados distritais Dr Michel e Joe Valle; o diretor da Nova Central, Luiz Negreiro, e o secretário-geral da CUT-DF, André Luiz da Conceição.

Reportar Erro