Licitação

Governo reserva R$ 579 mil para restaurar Museu de Planaltina

acessibilidade:

A Secretaria de Cultura vai escolher por meio de pregão eletrônico a empresa que fará a restauração do Museu Histórico e Artístico de Planaltina, obra que custará R$ 579 mil. A seleção no dia 8 de agosto e prevê a reforma do piso, paredes, esquadrias, telhados, pinturas e acabamentos do local.

A casa que abriga o Museu foi construída no início do século XX, por Afonso Coelho Silva Campos, que hospedou as caravanas que se dirigiam ao Planalto Central para realizar estudos relativos à implantação da nova capital. O local serviu de residência até 1973, quando o GDF adquiriu o imóvel mediante desapropriação amigável, visando preservar as tradições e características culturais de Planaltina, por meio da criação de um museu, que foi inaugurado em 22 de abril de 1974.

A residência é um exemplo da arquitetura do final do século passado, no estilo colonial rústico. Tem forma retangular constituída de uma casa principal, dependência, área de jardim e pátio.  A construção principal tem 14 cômodos. A cobertura é de telha de barro tipo capa e bica. A simplicidade de suas linhas, marcadas pelo grande número de aberturas ? oito portas e seis janelas retratam o estilo e a técnica construtiva usados na época.

 

Reportar Erro