Esporte e Lazer

Governo reativa projeto "Estádio Vivo", no Rei Pelé

Rei Pelé ficará aberto para atividades de lazer da comunidade

acessibilidade:

O governador de Alagoas, Renan Filho, considera que a atividade esportiva é um complemento da formação educacional, auxiliando, entre outros benefícios, na diminuição da criminalidade e no uso de drogas. Com esse propósito, a secretária do Esporte, Juventude e Lazer, Cláudia Petuba, reativa, na próxima segunda-feira (02), o projeto “Estádio Vivo”, este que visa atender no mínimo 300 pessoas residentes do entorno do Estádio Rei Pelé e da Base Comunitária do Vergel.

De acordo com Cláudia Petuba, inicialmente tudo será feito com parcerias e com a estrutura pré-existente. “O Projeto Estádio Vivo funcionava através do corpo técnico da Secretaria de Educação, cedendo monitores da área de educação física. Eles realizavam ginástica para idosos e outras modalidades para crianças. Porém, antes não havia atividade fixa e a frequência era de apenas duas vezes por semana”, ressaltou.

Até o início de fevereiro, o projeto estava em vigor, mas de forma desordenada, então, durante as últimas semanas, a secretária e equipe decidiram suspender com o intuito de reestruturar e organizar melhor as ações.

“Não existia uma administração. Os problemas se acumulavam e não eram resolvidos. Hoje, terá uma coordenadora geral, além de ter um coordenador, por modalidade. Teremos uma pessoa com experiência em convênios e execução de projetos federais. A ideia é formalizar e ficar como um Programa oficial. Enviar relatório, metas e prazos. Dar um retorno da evolução da criança. Que a partir de agora vai todos os dias. Com esse técnico, vamos atuar como projeto social, de fato. Até visita na casa da criança, vamos fazer”, adianta Petuba.

Antes, os profissionais que complementavam o projeto, agregando à formação educacional não estavam desenvolvendo suas atividades fins, segundo a secretária, “Agora, vamos contar com uma equipe multidisciplinar, com psicólogo e nutricionista. Antes não tinha controle de frequência, do comportamento e evolução da criança e adolescente, o monitor se disponibilizava a acompanhá-los. A nova ideia é fazer um trabalho pedagógico. Uma das monitoras é psicóloga. Agora ela vai atender às crianças e adolescentes, além das famílias”, garantiu.

Petuba adianta, ainda, que a criança frequentando todos os dias, vai poder sobressair e as que mais se destacarem, em cada modalidade – as ofertas serão em Futebol, Judô, Tênis de Mesa, Capoeira, Karatê, Atletismo e a Ginástica –  terá treinamento daquele esporte. Além disso, cursos de bombeiro mirim, primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, entre outros, serão lecionados.

Para fortalecer o Programa, as crianças terão acompanhamento nutricional, recebendo lanches saudáveis, através de parceria com empresas do segmento alimentício.

Reportar Erro