Mobilidade urbana

Governo oferece R$47 milhões para obras de mobilidade urbana em 7 municípios de 4 estados

Dinheiro pode ser aplicado em pavimentação, calçadas em Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul

acessibilidade:
Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional - Foto: Fabio Pozzebom

Sete municípios de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e do Rio Grande do Sul terão R$47 milhões para investir em obras de mobilidade urbana. Os recursos para financiamento são do FGTS e serão disponibilizados por meio do Programa Avançar Cidades, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Os recursos atenderão Itatiba (SP), Casa Branca (SP), Arroio do Tigre (RS), Pouso Novo (RS), Dom Feliciano (RS), Caxambu do Sul (SC) e Vespasiano (MG).

As iniciativas incluem pavimentação e recapeamento de vias, instalação de calçadas com acessibilidade e sinalização viária, implantação de sistemas de microdrenagem e outras intervenções para qualificar os serviços à população.

“Estamos fazendo um grande esforço, no âmbito de todo o Governo Federal, para garantir a continuidade e novas contratações de obras de infraestrutura. Nosso objetivo é aquecer o mercado e gerar empregos neste momento em que todo o País enfrenta a pandemia de coronavírus. Essa é uma orientação clara do presidente Jair Bolsonaro”, explica o ministro Rogério Marinho.

O Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana está dividido em dois grupos, conforme o porte do município. O Grupo 1 é composto por cidades com até 250 mil habitantes, enquanto o Grupo 2 inclui os centros urbanos com população superior a 250 mil moradores.

A divulgação das portarias de seleção de proposta representa a última etapa para a obtenção do financiamento. As cartas-consulta foram apresentadas aos agentes financeiros e obtiveram parecer favorável aos projetos básicos dos empreendimentos e às análises de risco e de engenharia.

Reportar Erro