sesai

Governo mostra ao corpo diplomático ações contra Covid em áreas indígenas

Cerca de 14 mil profissionais atuam no combate ao vírus e na atenção de saúde básica das comunidades indígenas

acessibilidade:
Ministério da Saúde amplia atenção à saúde dos indígenas. Foto: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde apresentou as ações do Governo Federal no combate à Covid-19 em comunidades indígenas a representantes de organismos internacionais e governos estrangeiros, nesta sexta-feira (11), durante uma reunião on-line.

Participaram do encontro membros da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), além de representantes de embaixadas de países estrangeiros, como Estados Unidos, Noruega e Canadá. Representantes de embaixadas dos Estados Unidos, Noruega e Canadá também integraram a equipe de debate.

O secretário Especial de Saúde Indígena (SESAI), Robson Santos da Silva, apresentou dados e ações de enfrentamento à Covid-19. Segundo o secretário, a SESAI disponibilizou orçamento adicional de R$ 125 milhões para atender uma população composta por 775.898 mil indígenas, distribuídos em 5.852 aldeias, de 305 etnias e que falam até 274 línguas. Apresentou, também, boletim epidemiológico recente, do último dia 08 de setembro, que registrou 24.650 casos confirmados, 18.958 curados e 401 óbitos em territórios indígenas.

Saúde aos povos indígenas 

Existem cerca de 14 mil profissionais envolvidos no trabalho de campo, dos quais 60% são indígenas. Eles passam por rigoroso protocolo de segurança sanitária antes de adentrarem às comunidades, para evitar o contágio dos moradores das áreas atendidas.

Entre as ações de enfrentamento ao coronavírus, o SESAI destacou, entre outras iniciativas, a criação das unidades de atenção primária indígenas exclusivas para a Covid-19; a disponibilização de recursos adicionais aos DSEIs para compra de insumos, equipamentos, testes e EPIs; a divulgação local de campanhas sobre prevenção ao coronavírus, culturalmente apropriadas para cada região; e a contratação de horas voo e UTI aérea para transporte rápido de pacientes graves até unidades especializadas.

A SESAI também tem apoiado a distribuição federal de cestas básicas a povos indígenas, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e a permanência nas aldeias, evitando deslocamentos até as cidades próximas para adquirir alimentos.

Todas as ações voltadas ao acompanhamento e tratamento dos casos de coronavírus em comunidades indígenas estão catalogadas em portal específico da pasta. Confira aqui todas as medidas que o Ministério da Saúde tem realizado. (Com informações do Ministério da Saúde)

Reportar Erro