Fechada pra visitação

Governo investe R$ 12 milhões na reforma da Torre de TV

acessibilidade:

Torre de TV - Agência Brasil

A Torre de TV do Eixo Monumental será fechada para visitação a partir de segunda-feira (5) a fim de dar início às obras de revitalização de toda a estrutura férrea e espaços relacionados que compõem o atrativo. ?Os brasilienses e turistas que estiverem na cidade têm mais esta semana para conhecer o monumento. É uma obra grande e necessária, que exigirá a interdição do local para garantir a segurança dos transeuntes e visitantes?, disse o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

A obra — orçada em R$ 12 milhões — começará com a troca dos três elevadores que dão acesso ao mirante e ao mezanino do local, apontado por pesquisas entre os três pontos mais procurados por turistas e o mais conhecido entre os brasilienses.  A reforma será realizada pela Companhia da Nova Capital (Novacap).  A verba será aplicada na recuperação estrutural metálica, que inclui lixamento dos ferros que dão sustentação, troca de parafusos, revisão do piso, pintura, e manutenção de fios.

No valor, também estão previstos a recuperação do piso próximo à Torre, complementação de vegetação e paisagismo, execução de guarda corpo e revestimentos da escada de concreto que interliga a Torre à feira, execução de sala administrativa e banheiros sob a escada de concreto.

As intervenções estarão finalizadas na Copa do Mundo de 2014 e permitirá aos turistas do evento uma visão privilegiada da cidade, além de um novo serviço previsto para o mezanino, cuja ocupação ainda é fruto de estudos de potencial turístico.

Monumento ? Apesar de ser um dos monumentos mais procurados entre os turistas, a Torre de TV foi inaugurada, em 1967, para receber as antenas de emissoras de rádio e televisão.  É um dos monumentos de Brasília projetada pelo criador da cidade, o arquiteto e urbanista Lucio Costa, tendo como inspiração a Torre Eiffel de Paris.

Reportar Erro