Parceria com PNUD

Governo federal provove seminário de cooperação entre regiões brasileiras

Curso gratuito integra o Projeto ELOS, uma iniciativa conjunta do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

acessibilidade:
Áreas de Salvador são atingidas pelas fortes chuvas. Na foto, o Bairro do Lobato ( Manu Dias/GOVBA)

Visando a cooperação entre as regiões brasileiras em serviços de proteção e defesa civil, o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) vai promover, entre os dias 22 e 24 de junho, o Seminário de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil. O curso será on-line e gratuito. As inscrições podem ser feitas neste link até 13 de junho.

O objetivo é a troca de ideias e experiências entre defesas civis estaduais e municipais, núcleos comunitários de proteção e defesa civil, instituições de ensino e pesquisa, ONGs, voluntários e atores interessados em debater estratégias para fortalecer a implementação do plano de defesa civil nas cidades brasileiras.

“Às vezes, uma prática da região Nordeste pode cair muito bem no Centro-Oeste, ou uma do Sul pode ser interessante para a região Norte. Ou seja, a participação dos municípios, a apresentação de suas experiências vai acrescentar bastante para o desenvolvimento e o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec)”, define o coordenador-geral de Articulação do Sinpdec, Reinaldo Soares Estelles.

O coordenador ressalta que o seminário funciona também uma incubadora de ideias, um espaço para difundir informações e conhecimento, fazer contatos, conhecer pessoas e, com isso, semear e aprimorar iniciativas, unindo esforços para o fortalecimento do Sinpdec.

O curso integra o Projeto ELOS, uma iniciativa conjunta do MDR e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O objetivo do ELOS é realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, os elos mais importantes do Sinpdec. A partir desse diagnóstico, é possível criar uma proposta de fortalecimento da implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.

(Com informações do Ministério de Desenvolvimento Regional)

Reportar Erro