Imposto

Governo fatura alto com IPVA, mas não divulga valores arrecadados

Mais de 100 mil donos de veículos já pagaram IPVA de 2016

acessibilidade:

Desde o início do calendário de pagamento do IPVA 2016, em fevereiro, mais de 100 mil contribuintes já realizaram a regularização por meio do pagamento em cota única e outros 31 mil optaram pelo parcelamento do imposto. O governo não divulga o valor do faturamento com esse imposto, mas são bastante expressivo.

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foi criado com o objetito de financiar obras de construção e manutenção de vias públicas, mas, como é comum, logo esse princípio foi desvirtuado: o IPVA não mudou de nome, mas sua receita cai no balaio geral de receitas do governo. O mesmo ocorreu à extinta CPMF, criada para ser uma "contribuição provisória", a fim de financiar a saúde pública, mas o governo federal resolveu se apropriar dessa receita e gastá-la como quer.

No mês de abril, o cronograma continua para os proprietários de veículos com placas terminadas em 5 e 6. Estes contribuintes deverão regularizar o veículo até o dia 29 de abril, segundo cronograma da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz).

O pagamento pode ser feito em cota única ou parcelado em até 6 vezes, sendo que o valor mínimo de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 100,00, conforme orientações publicadas no Diário Oficial do Estado do dia 28 de dezembro de 2015.

As guias para pagamento do imposto são entregues nos endereços cadastrados de acordo com a numeração final das placas, em atenção ao calendário, e também podem ser emitidos no site da Secretaria da Fazenda, com o fornecimento de dados do Renavam e da placa do veículo.

Reportar Erro