Depois do caos

Governo do DF emite alerta de temporal e define medidas para prevenir estragos

Governador em exercício Paco Britto determina ações emergenciais

acessibilidade:
Chuva alaga principais vias e provoca estragos no Distrito Federal Foto: Marcelo Camargo/ABr

O governo do Distrito Federal divulgou alerta de temporal em Brasília, previsto para esta segunda-feira (22), e chegou a fazer recomendações às pessoas que venham a ser surpreendidas nas ruas em meio às fortes chuvas previstas.

Após o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o governo decidiu fechar as “tesourinhas” de acesso a quatro super-quadras da Asa Norte (109, 110, 402 e 406. “Tesourinha” é como os brasilienses chamam as tomadas que dão acesso a quadras e vias.

Já a Defesa Civil, diante do “alerta de chuvas e ventos intensos”, orientou os motoristas a não estacionarem seus carros próximos a torres de transmissão e a procurar abrigo seguro. “Em caso de risco, ligue 199”, orienta a mensagem da Defesa Civil nas redes sociais.

O governador em exercício Paco Britto durante uma reunião de emergência, determinou quais ações devem ser priorizadas para evitar novos estragos, como os desse domingo, mas ruas da Capital Federal. “Estamos unidos e interligados. É dar ação imediata para atender mais de perto e mais rapidamente a população do DF”, afirmou Britto.

Ficou acordado que a Secretaria de Obras deve ser responsável pelas obras de drenagem, além da avaliação de projetos para evitar situações catastróficas. Entre as providências, o plantão de equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), para atender com maior celeridade situações de emergência.

Na reunião com a força-tarefa foram definidas as seguintes ações: Desobstrução de estação do Metrô;  Atendimento do Na Hora normalizado; Onze inundações resolvidas pelo Corpo de Bombeiros; Quarenta cortes de árvores pelo Corpo de Bombeiros;  Vias da W3 Norte (sentido sul) liberada às 11h; Estudo da situação do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), afetado pelas chuvas; Aviso de interdição de tesourinhas nas entrequadras da Asa Norte em caso de necessidade; Limpeza das bocas de lobo das quadras 209/210/711/202/203Norte.

Temporal gera caos em Brasília

Nesse domingo (21), em pleno aniversário de Brasília, uma forte tempestade alastrou o caos nas ruas da Capital Federal. Além da forte chuva, que inundou vias, tesourinhas, os ventos de 70 quilômetros por hora derrubaram árvores em diversos pontos do plano piloto. O corpo de bombeiros recebeu 19 ocorrências de quedas de árvores e 12 de alagamentos em tesourinhas e garagens subterrâneas.

Reportar Erro