Cidadania

Governo do DF leva serviços e assistência aos moradores da Cidade Estrutural

Comunidade terá acesso a Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho etc

acessibilidade:
Ex-ministro dos Direitos Humanos Gustavo Rocha, atual secretário de Justiça e Cidadania do governo do Distrito Federal.
A Cidade Estrutural receberá nesta sexta (13) e amanhã as principais ações do programa “Sejus Mais Perto do Cidadão”, da Secretaria de Justiça e Cidadania do governo do governo do Distrito Federal, levando vários serviços à população local. É a sétima edição do programa, que já realizou quase 25 mil atendimentos nas cidades da Candangolândia, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Brazlândia e São Sebastião.

A comunidade terá acesso a emissão de Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, dentre outros serviços oferecidos em tenda montada pelo Na Hora. E também, corte de cabelo, testes de glicemia, aferição de pressão arterial. Tudo em tendas montadas em frente à sede da administração, das 9 às 17 horas.

No local serão oferecidos também serviços odontológicos, oftalmológicos, além de informações sobre os direitos do consumidor, do idoso, música com cantores da cidade e museu de ciências naturais, dentre muitas outras atrações. Mulheres que foram vítimas de violência e foram acolhidas pela Sejus estarão no local participando da Feira de Talentos onde venderão seus produtos.

Ibaneis, ao lado de Gustavo Rocha e do vice, sempre acompanha o programa.

Para o secretário de Justiça a Cidadania, Gustavo Rocha, o programa é importante pois “aproxima o governo da população, promove facilidade de acesso a vários serviços de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento, facilitando e promovendo melhoria na qualidade de vida das pessoas”.

Saiba quais são os serviços oferecidos

Subsecretaria de Apoio às Vítimas de Violência – Orientações no âmbito do programa “Pró-Vítima” a pessoas que sofrem atos de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional; “Feira de Talentos Pró-Vítima”, ação para que as mulheres atendidas pelo Pró-Vítima comercializem seus produtos.

Subsecretaria do Sistema Socioeducativo – Venda de hortaliças cultivadas pelos adolescentes do Socioeducativo e produtos de panificação.

Subsecretaria de Assuntos Funerários – Informações sobre serviços funerários e cemitérios.

Subsecretaria de Políticas para Idoso – Distribuição de material informativo sobre direitos dos idosos.

Emissão de documentos é um dos serviços oferecidos.

Subsecretaria de Políticas para Crianças e Adolescentes – Circuito brincar com exposição e brincadeiras confeccionados com materiais recicláveis; atividades pedagógicas; recreação com pula-pula, algodão-doce, pipoca, cachorro-quente. Contação de histórias. Orientações sobre funcionamento e atendimento do Conselho Tutelar. Oficinas e apresentações artísticas para crianças.

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – Exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas das unidades prisionais.

Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas – Prevenção ao uso de drogas nas escolas; orientações sobre uso indevido de substâncias psicoativas; encaminhamentos ao CAPES e às Comunidades Terapêuticas.

Ouvidoria – Acolhimento de elogios, reclamações e sugestões.

Instituto de Defesa do Consumidor  – Atuará para sanar dúvidas dos consumidores, orientar e abrir solicitações do consumidor.

Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão – Estará no local para fazer Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho (no caso de roubo apresentar boletim de ocorrência), CPF, emissão de débitos da Secretaria da Fazenda, CEB e Caesb. Também, a orientação jurídica, atendimento psicológico, social e 2° via da isenção da taxa de vulnerabilidade. Van de conveniência móvel do BRB para facilitar a vida de quem tem débito a pagar.

Subsecretaria de Política de Direitos Humanos e de Igualdade Racial – Distribuição de material informativo sobre direitos da comunidade LGBT; Informações sobre direitos das pessoas com deficiência e cadastramento de currículos; corte de cabelo.

Polícia Civil do Distrito Federal – Ônibus para confecção da carteira de identidade; apresentação à população do trabalho realizado pelos cães das polícias do DF.

Aferição de pressão arterial também está no “Sejus mais perto do cidadão”.

Secretaria de Saúde – Orientações sobre alimentação saudável; aferição de glicemia e pressão arterial; Prevenção sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); combate à dengue.

Ouvidoria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – Informações ou providências, reclamações, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços oferecidos pelo MPDFT, seus órgãos e serviços auxiliares.

Secretaria de Desenvolvimento Social – Atendimento para isenção da taxa de 2ª via da identidade para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Defensoria Pública – Orientação Jurídica e psicossocial.

Secretaria da Mulher – Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher: atendimento psicológico e social para vítimas de violência.

Fundação Regional de Assistência Oftalmológica  – Exame de vista. Pressão do olho. Prevenção de cegueira. Gratuidade para óculos monofocal.

Secretaria de Turismo – Centro de Atendimento ao Turista – apresenta os pontos turísticos de Brasília.

Reportar Erro