Na Asa Norte

Governo do DF intensifica ação contra novos alagamentos no Plano Piloto

Equipes trabalham na ampliação do sistema de captação de águas pluviais

acessibilidade:
Todos em ação contra novos alagamentos na Asa Norte Foto: GDF

Para evitar alagamentos, assim como transtornos para a população, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, nesta terça-feira (19), as obras de ampliação do sistema de captação de águas pluviais no Plano Piloto.

Os trabalhos tiveram início pela Asa Norte, mas especificamente pela quadra 510/Norte, com a abertura de novas bocas de lobo. Isso porque os incidentes dão mais recorrentes nessa região, principalmente nas Faixas de Contribuição ½ e 10/11.

Além de intensificar a limpeza, o governo abriu novas bocas de lobo, criou reservatórios temporários com o rebaixamento das áreas verdes disponíveis e implantou curvas de nível nas imediações do Parque Burle Marx.

O subsecretário de Acompanhamento Ambiental e Políticas de Saneamento, Diego Bergamaschi ressalta que essa é uma ação paliativa. “Com esta medida emergencial, pretendemos evitar ou pelo menos minimizar os alagamentos durante o período chuvoso nesta região. Com certeza os transtornos serão bem menores e pontuais”.

Bergamaschi esclarece que esse trabalho vem sendo desenvolvido desde agosto e com isso foi possível perceber quais regiões necessitam de maior atenção. “Adotamos uma estratégia preventiva. Em um primeiro teste, percebemos que as faixas 1 e 2 não tão foram atingidas como nos outros anos. Por outro lado, fomos evidenciou-se a necessidade de intensificar ações em toda a área entre a 506 e 513 Sul. Estamos usando da capacidade técnica e operacional disponível, no intuito de diminuir os transtornos de quem circula pela Asa Norte”.

O secretário de Obras do GDF, Izidio Santos Junior destaca que essas são ações ocorrem com intuito de minimizar os alagamentos, mas que a solução definitiva  só se dará com o redimensionamento das galerias de águas pluviais. “O projeto existente é oneroso aos cofres públicos e as alternativas apresentadas não atenderam às exigências do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] quanto à questão do tombamento. Desta forma, estamos desenvolvendo um projeto viável e de acordo com as exigências. Esperamos, em breve, colocá-lo em marcha”.

Alerta Amarelo

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu nesta quarta-feira (20) alerta para a possibilidade de fortes chuvas no Distrito Federal. O instituto recomenda que a população tome os seguintes cuidados:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Reportar Erro