Manutenção preventiva

Governo do DF fará inspeção de sessenta viadutos e pontes até o final do ano

Objetivo é avaliar as edificações e disseminar a cultura da manutenção preventiva no DF

acessibilidade:
Ponte JK, a "terceira ponte" sobre o Lago Paranoá, em Brasília -- Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O Grupo de Trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF) juntamente com órgãos do Conselho Regional de Engenharia (CREA) fará uma parceria com universidades de engenharia para realizar a inspeção em sessenta pontes e viadutos até o final do ano.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica será realizada nesta quarta-feira (23), no auditório do Conselho Regional de Engenharia (CREA-DF).

O Grupo de Trabalho do GDF é formado por engenheiros e técnicos que irão conhecer, analisar, avaliar e emitir recomendações sobre as Obras de Arte Especiais (OAEs) da capital federal.

O secretário de Obras, Izidio Santos Junior ressalta que além de vistoriar as edificações, objetivo é disseminar a cultura da manutenção preventiva, para evitar acidentes. “Nossas equipes vão realizar inspeções visuais, baseadas em metodologia única, que possam indicar o que prioritariamente tem que ser visto com mais atenção. Com o relatório em mãos, vamos conseguir elencar as prioridades e corrigir os problemas estruturais mais graves”.

Para a presidente do CREA-DF, Fátima Có o Brasil enfrenta um problema crônico de manutenção de obras. “Entrega-se a obra e pronto”, diz ela. “Não há preocupação com a manutenção. Esse projeto possibilita o início do desenvolvimento de uma cultura de manutenção, além de trazer segurança para todos por meio das vistorias cadastrais e inspeções”.

Reportar Erro