Cartão Postal

Governo do DF estabelece parcerias para revitalizar a Torre de TV

Um estudo será feito para encontrar uma destinação para a Torre e para a feirinha de artesanato

acessibilidade:
Cerca de 3 mil empresas do Distrito Federal, que enfrentam problemas relacionados aos terrenos onde funcionam Foto: EBC

A revitalização da Torre de TV, um dos cartões postais de Brasília, foi debatida na manhã desta quarta-feira (19), entre as secretarias de Projetos Especiais e de Turismo, juntamente com o Banco de Brasília (BRB) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasília (Novacap).

Um estudo será feito para encontrar uma destinação para a Torre, tendo em vista que o monumento não possui mais uma função técnica, de transmissão de sinal analógico, agora a Torre de TV Digital assume o papel de transmissora no Distrito Federal. Sendo assim, o grupo analisará a disponibilização do espaço para eventos culturais, como a criação de um espaço para música. A revitalização da feirinha de artesanatos e da Fonte da Torre também será debatida.

O termo de intenção para reestruturar e modernizar o monumento foi assinado na sede do BRB, pelo secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros; a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça; o diretor-presidente da Novacap, Candido Teles de Araújo; e o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A Torre de TV foi projetada por Lucio Costa que se inspirou na Torre Eiffel de Paris. O monumento tem 224 metros, e possui um mirante de onde é possível ter uma visão geral do centro de Brasília.

Fonte Luminosa

A fonte luminosa de Brasília é a maior da América Latina com 4,8 mil metros quadrados, contando com uma programação de cores que acompanham o ritmo musical. A fonte comporta 3,5 milhões de litros d’água e utiliza 21 taças automáticas, com 58 jatos, além do jato maior que pode chegar a 60 metros. Tudo isso é alimentado por um sistema de 34 bombas de alta pressão e 4 grandes filtros, que são responsáveis pelo tratamento da água, uma vez que é reaproveitada toda a água bruta utilizada na fonte.

Reportar Erro