Dia Nacional do Cerrado

Governo do DF entrega primeira etapa das obras do Parque Ecológico Tororó

Local é refúgio para amantes da natureza e praticantes de ecoturismo e de rapel

acessibilidade:

Nesta sexta-feira (11) em que é comemorado o Dia Nacional do Cerrado, o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou a primeira etapa das obras de implantação do Parque Ecológico do Tororó, o local fica cerca de 20 minutos do centro de Brasília.

O evento de entrega seguiu o protocolo de segurança da Covid-19, e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho; o secretário de Governo, José Humberto Pires; o presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão; e o administrador Regional do Jardim Botânico, Antônio de Pádua.

Dentre as ações, benfeitorias e intervenções feitas no local estão: a construção de duas guaritas, Iluminação pública, recuperação do cercamento, instalação de dois portões para veículos e dois para pedestres, reparo na ciclovia, pintura do estacionamento e instalação de placas de sinalização.

Foto: Brasília Ambiental/Agência Brasília

O Parque Ecológico Tororó é o primeiro instalado na região do Jardim Botânico/Papuda que, desde a sua criação em 2005, pelo decreto nº 25.927. Refúgio para quem gosta de contato com a natureza, o local possui belas trilhas e o Salto do Tororó, com 18 metros de altura atrai banhistas, praticantes de ecoturismo e de rapel.

A criação da Unidade também busca estimular o desenvolvimento da educação ambiental e das atividades de recreação e lazer em contato harmônico com a natureza, além de proteger as nascentes do córrego Pau de Caixeta, com campos úmidos nas proximidades das nascentes e na área de recarga no seu interior.

Dia Nacional do Cerrado

O Dia Nacional do Cerrado foi criado em 11 de setembro de 2003 com objetivo de conscientizar sobre a importância da conservação do segundo maior bioma da América do Sul.

O Cerrado brasileiro é um dos biomas mais ricos do mundo, por possuir 5% da biodiversidade do planeta, nele se encontram mais de 12 mil espécies de plantas e mais de 2,5 mil espécies de animais, entre mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios.

A área se estende por pouco mais de dois milhões de quilômetros quadrados, e abrange cerca de 22% do território nacional, presente nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos enclaves no Amapá, Roraima e Amazonas.

Ele é considerado o “berço das águas” do país, pois ele abriga as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata. É o bioma responsável pela produção de 40% da água no Brasil.  (Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro