marco legal

Governo deve construir 17 mil quilômetros de novas ferrovias

O secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa Vieira, anuncia investimentos

acessibilidade:
secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa Vieira. Foto: CNA/Reprodução

O secretário nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa Vieira, anunciou que o governo projeta a construção de 17 mil quilômetros de ferrovias.

O fortalecimento do setor ferroviário foi possibilitado com a sanção da Lei 14.273, que ficou conhecida como o novo Marco Legal do Transporte Ferroviário, no último dezembro.

Marcello afirma, em entrevista à Rádio Bandeirantes na manhã desta quarta-feira (5), que projetos contemplam os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Piauí.

Com obras que atravessam todo o país, o secretário estima que o maior impacto deve ser percebido na redução do custo do transporte de cargas.

O Marco Legal abre as portas para que o transporte por ferrovias retome, nos próximos anos, importante papel no escoamento de produtos na exportação e importação.

A expectativa do Ministério da Infraestrutura é que a partir de 2035 as ferrovias detenham entre 40% e 45% da matriz de transporte.

 

Reportar Erro