GDF Busca parcerias

Governador Rollemberg assina decreto que lança o Projeto Orla Livre

GDF vai lançar concurso público para ocupar de forma ordenada a orla

acessibilidade:

Na tarde desta quinta-feira (8) o governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB) assinou o decreto para a criação do Projeto Orla Livre. A iniciativa busca a participação popular por meio de consulta pública virtual para a ocupação ordenada da orla do Lago Paranoá.

Na ocasião houve o lançamento do site Orla Livre onde os moradores do Distrito Federal, até o dia 8 de janeiro, poderão responder a uma enquete, com 15 perguntas, e enviar sugestões sobre quais equipamentos públicos e serviços devem ser instalados na orla. 

O plano Orla Livre será concluído por meio de um conjunto de ações, entre elas a análise das sugestões da população e abertura de um concurso público urbanístico. Em defesa do projeto Rollemberg afirmou, “Tenho a consciência de que mudar o lago é mudar Brasília, democratizar o lago é democratizar Brasília”.

Rodrigo Rollemberg relembrou do projeto de sua autoria, quando era deputado distrital, o Plano de Ordenamento e Estruturação Turística de Brasília, que reservava áreas nas margens do Lago Paranoá para ocupação de forma ordenada. E lamentou o que chamou de “cultura nefasta brasileira de não dar continuidade em projetos de outros governos, que fez com que o Projeto Orla fosse interrompido”.

O Chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, defendeu a importância de ocupar as áreas do lago respeitando o meio ambiente por meio de iniciativas sustentáveis e estimular o desenvolvimento de pequenos negócios para estimular o turismo na região.

Para colocar em prática o projeto, Rollemberg afirmou que "ao longo do concurso o GDF vai encontrar as parcerias que permitam os investimentos que vão devolver toda orla do lago democratizada para a população do Distrito Federal".

Reportar Erro