Missão humanitária

Governador do Amazonas terá audiência virtual com embaixador da China

As entidades sino-brasileiras se juntaram num movimento denominado “AmARzonas”

acessibilidade:
A convocação foi aprovada pela comissão no dia 26 de maio com objetivo de investigar eventuais desvios de verbas federais para o combate à covid-19 Foto: Secom

O Governador do Amazonas, Wilson Lima, se reúne hoje (21) por meio de audiência virtual com o Embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, para tratar de doações e apoios diversos ao Estado autorizados por Pequim.

A força-tarefa para essa missão será organizada pela própria Embaixada da China, com apoio de empresas chinesas, em sintonia com instituições como o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), o Comitê de Crise Covid-19 do Congresso Nacional e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Assim que a crise sanitária na região em decorrência da Covid-19 se agravou e tornou destaque nacional e internacional, as entidades se uniram num movimento denominado “AmARzonas”.

A embaixada, que foi acionada pelo presidente do Ibrachina, Thomas Law, em conjunto com os deputados federais Evair de Melo (PP-ES) e Marcelo Ramos (PL-AM), à frente do Comitê de Crise no Congresso, chegou a se manifestar publicamente sobre sua disposição em auxiliar. “Sensibilizada com a situação, esta embaixada está mobilizando o efetivo engajamento de instituições e empresas chinesas no Brasil para auxiliar de forma concreta neste momento desafiador, tais como oferecer apoio financeiro e doar itens e insumos prioritários para salvar vidas”. E confirmou que agia em “sintonia de esforços” com as entidades destacadas.

Já está a caminho do Amazonas um contêiner ISO com 17 mil m3 de oxigênio em estado líquido, equivalente a 1.700 cilindros de oxigênio em estado gasoso.

Reportar Erro