Greve continua

Governador ameaça cortar o ponto de servidores da saúde

No total, 32 categorias pararam por reajustes suspensos

acessibilidade:

Apesar de ter sido considerada ilegal na última sexta-feira (9), a greve dos servidores da saúde continua. O governador Rodrigo Rollemberg ameaça cortar o ponto dos servidores que insistirem em manter o movimento. De acordo com a Justiça, a greve é ilegal e abusiva. O retorno deve ser imediato, sob pena de multa diária de R$ 100 mil para cada sindicato que descumprir a norma.

Os servidores cruzaram os braços na última quinta-feira (8). No total, 32 categorias resolveram parar. Eles protestam contra a suspensão dos reajustes salariais, concedidos pelo governo anterior. Devido à crise financeira vivida no Distrito Federal, Rollemberg propôs retomar o pagamento dos reajustes a partir de maio do ano que vem. A proposta não agradou.

Os médicos devem se reunir em assembleia na noite desta terça-feira (13) para definir os rumos do movimento.

Outras determinações

Além da saúde, os agentes socioeducativos devem retomar ao trabalho imediatamente. A multa para o descumprimento é de R$ 50 mil por dia. Por conta da paralisação dessa categoria, visitas a presídios foram suspensas, o que causou revolta nos detentos. A categoria afirma que não recebeu a notificação e mantém a greve.

Os agentes penitenciários voltaram ao trabalho logo após a notificação da Justiça, na sexta-feira (9). A volta dos servidores não afetou a saída temporária dos presos, neste feriado prolongado. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, cerca de 1,2 mil presos foram liberados. Eles devem retornar hoje aos presídios.

Educação

Algumas escolas públicas abriram as portas nesta terça-feira (13). Apesar disso, os professores garantes que a greve será retomada no próximo dia 15.

Reportar Erro