Mais Lidas

aprenda

Golpe novo na praça: criminosos enviam boletos falsos do IPVA a contribuintes

Vídeo ensina a reconhecer a correspondência original encaminhada pelas secretarias de Fazenda

acessibilidade:
Boleto falsificado é encaminhado a contribuintes que pagam IPVA. Foto: Reprodução

Mais um golpe entrou na praça neste começo de ano e mira os contribuintes que pagam o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

A farsa consiste no envio de guias de pagamentos falsificadas, cuja aparência é quase completamente igual a um boleto original encaminhado pelas secretarias de Fazenda estaduais. O valor pago é transferido às contas dos criminosos.

Os boletos podem ser recebidos por meio de plataformas eletrônicas, como o e-mail e o whatsapp, o que até gera desconfiança por parte dos contribuintes, mas os falsificadores também utilizam os Correios para enviar a correspondência às residências.

Por esta razão, é indicado ao contribuinte não baixar boletos recebidos pelos meios eletrônicos e, se for o caso da correspondência física, deve-se observar o CNPJ do remetente e todos os dados que constam na guia de recolhimento.

A consulta do valor e o acesso ao boleto deve ser feito por meio do site do governo do estado onde o automóvel está registrado. Ela também está disponível nos terminais de autoatendimento e nas agências das secretarias de fazenda, basta estar portando o Renavam do veículo para fazer a pesquisa.

A conferência deverá ser feita somente no site do governo do estado em que seu automóvel está registrado, com o pagamento sendo efetuado na rede bancária credenciada. Ela pode ser feita nos terminais de autoatendimento, pela Internet ou diretamente nas agências, você só precisa estar com o Renavan do veículo em mãos.

Um vídeo está circulando na internet e orienta como identificar se a correspondência é fraudada ou original. Veja:

Reportar Erro