Zerar a fila

GDF vai duplicar vagas para radioterapia na rede pública de saúde

O aumento de vagas faz parte do acordo firmado entre a SES e a Justiça Federal

acessibilidade:

A Secretaria de Saúde (SES) pretende duplicar as vagas de radioterapia para pacientes com câncer, que passariam de 150 para 294 vagas por mês. Esse aumento faz parte do acordo firmado entre a pasta e a Justiça Federal.

Objetivo é tentar zerar a fila até agosto, e a partir de então, conseguir que todos os pacientes sejam atendidos em até 60 dias. Segundo a SES, atualmente existem 300 pessoas à espera do exame.

Sendo assim, o Instituto de Base elevaria o número de 25 para 60 vagas, após a contratação de novos técnicos. O Hospital Universitário de Brasília (HUB), depois da contratação de um médico de radioterapia passará de 25 para 40 vagas por mês. O Instituto de Radioterapia de Taguatinga vai ampliar de 15 para 25 vagas.

A pasta renovou o contrato com o Sírio Libanês para 1,2 mil tratamentos em três anos, cerca de 400 por ano. E o Hospital Santa Lúcia, que também é credenciado, vai oferecer 84 vagas.

O secretário de Saúde, Humberto Fonseca comemora o feito. “Estamos perto de resolver um dos maiores problemas da atenção oncológica de Brasília. O entrave foi o fim dos contratos com clínicas privadas por recusa dos fornecedores em razão de dívidas deixadas pelo governo anterior”.

O Distrito Federal conta com dois aceleradores lineares, um no HUB e outro no Instituto Hospital de Base. Fonseca explica que existe um planejamento para aquisição a longo prazo de mais aceleradores lineares. (Com informações da Agência Brasília)

Reportar Erro