Denúncia

GDF suspende confecções de documentos e artesãos não conseguem trabalhar

O motivo seria o fim do contrato com a empresa responsável

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Denúncias afirmam que desde o ano passado, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal não confecciona novas carteiras de identificação para os artesãos. O motivo seria o fim do contrato com a empresa responsável por criar novos documentos. O órgão nega a informação.

Sem a confecção das carteiras, profissionais que tiveram seus documentos furtados, roubados, perdidos ou extraviados, ficam sem trabalhar.

Esse documento é exigido até para a utilização de banheiros na Administração de Taguatinga, quando a exposição é realizada na Praça do Relógio. Segundo denúncias, muitas mulheres precisaram usar o banheiro do posto de apoio aos taxistas, que não tem porta.

Segundo a secretaria, o cadastramento e a emissão da Carteira Nacional do Artesão e a Carteira Nacional do Trabalhador Manual funcionam normalmente. De acordo com o órgão, atualmente há 8882 artesãos e 1055 trabalhadores manuais cadastrados.

De acordo com o órgão, o artesão interessado em se cadastrar, ou recadastrar, deverá telefonar ou enviar e-mail para artesanato@setur.df.gov.br ou comparecer à Unidade de Gestão do Artesanato com agendamento prévio para demonstração da produção artesanal. O prazo para entrega do documento é de até 10 dias úteis.

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