cultura fortalecida

GDF destina lotes no Eixo Monumental para espaços culturais

Os cinco lotes ocupam área de 42 mil metros quadrados e ficam próximos à Praça do Cruzeiro

acessibilidade:
Eixo Monumental terá novas edificações destinadas ao setor cultural. Foto: Seduh

O Governo do Distrito Federal vai destinar uma área de mais de 42 mil metros quadrados, no Eixo Monumental, para fortalecer o setor cultural da capital.

Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quinta-feira (9), lei de autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), que estabelece o funcionamento de atividades circenses, de dança, museus, produções teatrais e musicais, biblioteca, arquivos e outros.

Os cinco lotes ficam entre a Praça do Cruzeiro e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) e ocupam uma área de 42.717,649 metros quadrados.

A nova sede do Arquivo Público do Distrito Federal (APDF) será uma das construções abrigadas pelo projeto. Ela foi realocada para não obstruir o pôr do sol visualizado da Praça do Cruzeiro.

Dentre as determinações, ficou estabelecido que as edificações só poderão atingir uma altura de 12 metros, para esculturas a altura máxima é de 20 metros.

Também ficou exigida a reserva de 30% do espaço para manutenção de área verde, bem como está proibido o cercamento. A distância mínima entre cada lote é de 100 metros.

 

 

 

Reportar Erro