Transporte Público

GDF cria Circula Brasília um programa de mobilidade urbana

A previsão é de um investimento de R$ 6 bilhões

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Nessa terça-feira (24) a Secretaria de Mobilidade lançou, no Memorial Juscelino Kubitscheck,  o programa Circula Brasília que engloba as ações do Executivo de curto, médio e longo prazos para melhorar a mobilidade urbana no Distrito Federal. A previsão é de um investimento de R$ 6 bilhões.

O Circula Brasília é um conjunto de 80 ações, gestão, projetos e obras, com prazo de execução, mínimo, de dez anos. Há três focos principais: melhorias no sistema de transporte coletivo, ampliação da infraestrutura e investimento na mobilidade ativa. Com a criação de ambientes favoráveis aos deslocamentos a pé e por bicicleta, as ciclovias. A prioridade será o investimento no transporte coletivo e no não motorizado, entre as ações previstas destacam-se a implantação do bilhete único, obras em rodovias, ciclovias e rede integrada do metrê, VLT, veículo leve sobre trilhos e o BRT, transport rápido por ônibus.

O governador Rodrigo Rollemberg (PSD) ressaltou que não se trata de uma política de governo, mas de uma política de Estado, "Todos sabem que ela não será implementada toda em apenas um governo, mas definirá os parâmetros para uma mobilidade urbana moderna, eficiente, integrada, como deve ser no século 21.”

O secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, ressaltou a importância de investimentos no transporte coletivo, tendo em vista que a frota de veículos dobrou nos últimos dez anos. E destacou que o programa vai mudar o conceito de mobilidade no DF, "de forma articulada com a sociedade civil e os órgãos de governo, vai contribuir para a melhor aplicação do dinheiro público de forma sistematizada e focada na melhoria da qualidade de vida da população.”

Entre as promessas, a finalização das 13 estações do Expresso Sul, a construção de novos trechos, o projeto do Terminal da Rodoferroviária e melhorias operacionais nos terminais do Gama, de Santa Maria e da Rodoviária do Plano Piloto. Criação dos Expressos Norte, Noroeste, Leste, Sudoeste e Aeroporto. Parte dos recursos e a manutenção virão de parcerias público-privadas. Ao término das obras, a rede terá 155 quilômetros de corredores exclusivos e 30 de faixas preferenciais. E a tão esperada, expansão do metrô para a região norte do Distrito Federal, que deve começar em junho de 2018 e ficar pronta em maio de 2026.

O GDF informa que com tais medidas cerca de 90% da população da cidade será beneficiada com 277,18 quilômetros de rede integrada de transporte público. Atualmente, são 110,38 quilômetros de corredores exclusivos, faixas preferenciais e vias metroviárias. 

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